Dados do observatório da entidade foram divulgados nesta quarta-feira (6)

O faturamento das exportações realizadas pelas empresas catarinenses caiu 7%, em relação ao mesmo mês de 2018. Os dados são do Observatório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e foram divulgados nesta quarta-feira (6). De acordo com os números, as empresas do Estado lucraram US$ 552,8 milhões, no primeiro mês de 2019.

Quando comparado ao mês de dezembro de 2018, a queda no volume de exportações catarinenses foi ainda mais expressiva. Segundo a Fiesc, o recuo foi de 28,55%, nessa comparação.

No último mês, os dois setores mais atingidos pela queda nas exportações foram o de carnes suínas e o de peças para motores. Enquanto o primeiro encolheu 6,92%, o segundo viu o faturamento despencar 32,53%, entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2018.

Ainda de acordo com a Fiesc, outros três setores, que estão entre os mais relevantes para as exportações catarinenses, tiveram altas. Entretanto, elas não foram suficientes para superar a crise nas demais áreas. Dentre esses setores, um dos melhores resultados ficou na exportação de madeira serrada, cujo setor cresceu 15,11%.

Já o setor de exportação de carne de frango, que é responsável por 20% de tudo que o Estado envia para outros países, cresceu 5,13%.

Importações têm alta expressiva

Enquanto o volume de exportações apresentou queda, o valor das importações realizadas no Estado teve alta de 16,9%, em janeiro. Assim como no caso das vendas para fora do país, a comparação também é com relação ao mesmo mês de 2019. Ao todo, as empresas compraram US$ 1,482 bilhão de dólares.

Conforme a Fiesc, os cinco setores que mais tiveram influência na pauta de importações de Santa Catarina, em janeiro, foram o cobre refinado, fios e filamentos sintéticos, polímeros de estileno, revestimentos de ferros e pneus de borracha. Apenas esses cinco itens corresponderam a 14,3% de tudo que as empresas do Estado compraram em outros países.

Com o resultado da relação entre importações e exportações, o saldo da balança comercial catarinense acabou ficando negativo, já que o valor dos produtos comprados superou o de itens vendidos. Os dados mostram que o déficit ficou em cerca de US$ 930 milhões.

Para efeito de comparação, também em janeiro, a balança comercial brasileira apresentou superávit de US$ 2,205 bilhões. Nesse período, as empresas nacionais enviaram um total de US$ 18,579 bilhões em produtos, enquanto o país comprou R$ 16,374 bilhões em outras nações.

China e Estados Unidos

Os dados levantados pela Fiesc mostram que China e Estados Unidos são os dois principais parceiros comerciais das empresas catarinenses. Enquanto os chineses lideraram no valor de importações para Santa Catarina, os americanos são os que mais compraram os itens produzidos no Estado.

Quando se fala apenas da importação, os americanos também são parceiros importantes, ficando atrás, além da China, apenas da Argentina, que aparece na segunda posição. A lista dos cinco maiores importadores para o Estado termina conta ainda com Chile e Alemanha, respectivamente.

Já na pauta de exportações, a China também aparece em um lugar de destaque, na segunda posição entre os países que mais compram itens catarinenses. Na lista dos cinco maiores mercados para os produtos do Estado, aparecem ainda a Argentina, o México e o Chile.

Via NSCTotal