estudo trabalho

Em mais uma iniciativa para reduzir a burocracia em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Fazenda determinou a criação de Grupos de Trabalho (GTs) voltados à simplificação das chamadas obrigações acessórias relacionadas ao ICMS.

Trata-se de um novo canal de comunicação entre a administração pública e a sociedade civil, fortalecendo sua participação na gestão tributária estadual. Entre outras atribuições, os grupos deverão formular sugestões por meio da articulação com órgãos e entidades representativas dos setores econômicos catarinenses.

O objetivo é de que as discussões venham a contribuir com a eliminação de exigências, favorecendo a informatização e a automação dos instrumentos para o cumprimento das obrigações.

Além de servidores indicados pela Diretoria de Administração Tributária (DIAT/SEF), os GTs também terão representantes não remunerados da Jucesc e de pelo menos 14 entidades representativas de classes empresariais em Santa Catarina (veja abaixo). As organizações deverão indicar seus representantes até a próxima quinta-feira, 16. Os grupos de trabalho serão divididos em oito temáticas diferentes:

• Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
  • Escrituração Fiscal Digital (EFD) e livros fiscais não digitais;
  • Varejo;
  • Transporte;
  • Tratamentos Tributários Diferenciados (TTDs);
  • Simples Nacional;
  • Comércio eletrônico;
  • Cadastro e outras obrigações acessórias sem grupo determinado

“Acreditamos que a expertise e o envolvimento da sociedade civil nesse projeto serão valiosos para alcançarmos os melhores resultados. Além disso, a colaboração entre as organizações poderá trazer benefícios significativos para a simplificação e aprimoramento das informações a serem prestadas”, destaca o diretor de Administração Tributária, Dilson Takeyama.

Além das entidades envolvidas, o novo canal de comunicação também permitirá a participação dos cidadãos de maneira direta, através da Consulta Pública, que será aberta em breve na página da Fazenda.

REPRESENTANTES

Cada entidade abaixo deverá encaminhar até a próxima quinta-feira, 16, ofício com indicação dos nomes e dos GTs que deseja integrar. Entidades que não integram a lista também podem indicar representantes por meio de ofício dirigido ao diretor de Administração Tributária.

• Associação Catarinense de Supermercados (ACATS)
  • Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC)
  • Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (FAMPESC)