02 1

A Mercado Livre, maior empresa de vendas online do Brasil, com mais de 30% de participação de mercado, poderá instalar um centro de distribuição em Santa Catarina. A informação é do Secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. A companhia confirmou a desistência da empresa pelo investimento em Gravataí, Rio Grande do Sul, onde estava em processo avançado de instalação. O projeto foi suspenso porque o governo gaúcho não aceitou fazer um regime tributário diferenciado.

– Já concedi o regime especial para o Mercado Livre – informou Paulo Eli para a coluna.

A gigante de vendas online já atua em SC com uma unidade de desenvolvimento de software desde quando adquiriu a startup Axado, em Florianópolis, em 2016. O secretário não deu detalhes sobre o CD, mas executivo da empresa informou à revista Exame, em matéria publicada hoje, que o plano é investir R$ 4 bilhões no Brasil este ano. Além de CDs maiores, investirá em outros menores. A empresa é uma das que estão crescendo mais em função das restrições do novo coronavírus. A coluna procurou a Mercado Livre para obter mais informações, mas até o fechamento desta matéria não havia conseguido.

Segundo o Giro de Gravataí, portal de notícias do município, o projeto previa 500 empregos diretos, locação de uma área de 50 mil metros quadrados e faturamento superior a R$ 400 milhões em cinco anos. A previsão era de início das atividades no primeiro trimestre. Ainda seguindo o site, a informação sobre a desistência do investimento no município foi confirmada ao prefeito de Gravataí, Marco Alba, pelo gerente de relações internacionais do Mercado Livre, François Martins.

Nova indústria em Araquari

O secretário da Fazenda, Paulo Eli, também informou a instalação de uma fabrica da multinacional Kingspan Isoeste, em Araquari, no Norte do Estado. A companhia é produtora de telhas e painéis isolantes.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti