9

Evento ocorre entre os dias 20 e 21 de setembro em Brasília. Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal é destaque na programação

Equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) participa, entre os dias 20 e 21 de setembro, em Brasília, do Seminário Internacional de Sistemas Integrados de Administração Financeira (SIAFs) e Contabilidade Pública. O objetivo é debater as experiências, tendências e desafios nacionais e internacionais em sistemas e transparência fiscal. O evento é uma parceria entre Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), Governo Sul Coreano e Fórum de Tesourarias Governamentais da América Latina (FOTEGAL).

A abertura ocorre às 14h desta terça-feira (20) e contará com a participação da secretária Ana Paula Vescovi (Tesouro Nacional).  O diretor Wanderlei Pereira das Neves (Dívida Pública e Captação de Recursos da SEF) irá representar o secretário Antonio Gavazzoni (Fazenda).  Ao longo da programação, o contador Flávio Rocha e a diretora Graziela Meincheim (Diretoria de Contabilidade Geral da SEF) irão apresentar estudos sobre o GEFIN/BID e os resultados obtidos desde a implantação do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) em Santa Catarina.

Sobre o SIGEF – Coordenado pela Diretoria de Contabilidade Geral da SEF, o SIGEF de Santa Catarina está atualmente entre os melhores do Brasil. Lançado em 2003, foi aperfeiçoado ao longo dos últimos 13 anos e hoje tem mais de 22 módulos, inclusive com controle diário de arrecadação do Estado. É com o SIGEF que o Tesouro faz a programação financeira e acompanha o cronograma mensal de desembolso e controla passo a passo as receitas e despesas. O sistema ainda responde pela gestão da dívida pública e pelo controle de contratos e transferências feitas às instituições públicas e privadas. É também uma ferramenta eficaz de acompanhamento físico e financeiro dos planos de investimentos. “Um dos grandes méritos do SIGEF é ter desenvolvido uma cultura de acompanhamento rígido das contas”, lembra a diretora. O cidadão tem acesso a essas informações pelo Portal da Transparência, que é alimentado quase que totalmente pelos dados do SIGEF.

Via SEFAZ/SC