IMG 0284 scaled

Criação de grupo de trabalho pela classe contábil foi anunciada em reunião nesta terça-feira (25)

A desburocratização dos processos tributários é, a partir de agora, pauta comum entre a Secretaria de Estado da Fazenda e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). Em reunião nesta terça-feira (25), o secretário Cleverson Siewert e a presidente Marisa Luciana Schvabe de Morais alinharam a criação de um grupo de trabalho com a classe contábil para tratar do tema. A expectativa é de que os primeiros resultados deste estudo possam ser apresentados entre junho e julho.

Liderado pelo CRCSC, o movimento envolverá outras entidades representativas da classe contábil, como os Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon) e a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc). Ao receber os representantes do conselho, o secretário destacou que a desburocratização não é apenas um objetivo de governo, mas uma política de Estado que trará benefícios ao ecossistema econômico. Cleverson Siewert observou ainda que o diálogo e a participação da classe contábil neste processo é fundamental e atende a um pedido do próprio governador Jorginho Mello.

“Queremos ser o Estado menos burocrático do Brasil e tenho a certeza de que, com o apoio de vocês, estamos dando um passo importante para alcançar a meta. A ideia é simplificar os processos para todos, mas principalmente para o contribuinte, que é o nosso foco”, concluiu.

Na oportunidade, a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, reconheceu a importância do alinhamento da gestão estadual com a categoria e parabenizou a busca pela simplificação dos processos burocráticos em prol do desenvolvimento econômico. “É um projeto revolucionário. De nossa parte, estamos constituindo um grupo bastante técnico para colaborar com sugestões de estratégias de aplicação a curto, médio e longo prazo para a melhoria do ambiente de negócios”, disse a dirigente.

Também participaram do encontro o diretor institucional do CRCSC, Claudio Petronilho, o representante da entidade no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sérgio Faraco, e o ex-presidente do CRCSC e do CFC Juarez Domingues Carneiro, que irá coordenar o grupo de trabalho para tratar do assunto.

Via SEF/SC