whatsapp image 2023 03 16 at 18.53.54 1

Secretário Cleverson Siewert palestrou para cerca de 130 empresários em programação realizada pela AEMFLO e CDL de São José nesta quinta-feira (16)

Em encontro com empresários da Grande Florianópolis na manhã desta quinta-feira (9), o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, levou uma mensagem de incentivo ao setor produtivo de Santa Catarina. Convidado a palestrar no evento “Almoço de Ideias”, apresentou um panorama do cenário econômico e das contas públicas, falou do modelo de gestão que vem implementando na Secretaria de Estado da Fazenda e da importância das relações institucionais para o Governo de Santa Catarina. Realizado pela NDTV na sede da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis – Aemflo e CDL de São José, o almoço integrou as comemorações dos 273 anos do município.

Cleverson Siewert abriu a palestra falando da visão do governador Jorginho Mello para Santa Catarina nos próximos 20 anos. O secretário defendeu um modelo de gestão voltado e comprometido com as pessoas, destacou a importância da combinação entre tecnologia e inovação, além do diálogo com a sociedade. Ao detalhar o desempenho das contas públicas nos últimos dez anos, Siewert apontou as dificuldades financeiras do Estado diante de um cenário macroeconômico desafiador. Mas a crise, reforçou, é um ponto de vista. “É claro que temos desafios pela frente, mas vamos transformá-los em oportunidades. O nosso recado, hoje, é de animação. Vocês são empresários fantásticos, que geram emprego, renda, e o Estado quer tê-los como parceiros”, disse.

Em um exemplo de incentivo aos novos negócios, o secretário observou que atualmente aproximadamente 35% do faturamento do Estado vem do atacado, mais especificamente do desempenho catarinense no comércio internacional – o desempenho de SC neste setor era menor duas décadas atrás. O resultado é semelhante à participação da indústria, que é responsável por 36% da arrecadação estadual.

“Na minha primeira passagem pela Fazenda, criamos mecanismos de incentivo ao comércio internacional. Para minha surpresa, quando voltei à secretaria, constatei que um negócio que praticamente não existia há 20 anos, hoje garante o faturamento de praticamente 35% do Estado. Fica aqui a minha pergunta e também um desafio: qual o próximo passo que nós vamos dar? O que vamos fazer de diferente?”, perguntou o secretário. “É importante pensar no futuro. O governador Jorginho Mello sabe que precisa cuidar da folha de pagamento e das obras, mas está pensando nos próximos 20 anos. Só que não vamos conseguir pensar sozinhos, queremos a ajuda de vocês”, complementou.

Estiveram presentes no evento os secretários João Debiasi (Comunicação), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação), o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila. Também prestigiaram a palestra o presidente do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, o presidente em exercício da AEMFLO, Gilberto João Rech, e o presidente do Conselho da AEMFLO, João Moacir Will.

Via SEF/SC