214

Analista da Receita Débora Müller assume a DIAI e a auditora de finanças públicas Loreni Pizzi está à frente da DIOR

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) tem duas novas servidoras à frente da Diretoria de Atração de Investimentos, Parcerias e Recursos (DIAI) e da Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR). Analista da Receita, Débora Müller assumiu a DIAI em 10 de janeiro, quando o auditor fiscal e ex-secretário Renato Lacerda passou a ocupar oficialmente a presidência da SCPar a convite do governador Jorginho Mello. Já a auditora de finanças públicas Loreni Pizzi está à frente da DIOR desde 2 de fevereiro, substituindo a também auditora de finanças públicas Mayana Dos Anjos Damiani. A SEF/SC conta hoje com sete diretorias, todas ocupadas por servidores concursados.

Para o secretário Cleverson Siewert, a posse do ex-diretor Renato Lacerda na SCPar e a nomeação da analista Débora Müller para a DIAI e da auditora de finanças Loreni Pizzi na DIOR demonstram o compromisso do governador Jorginho Mello em qualificar a gestão pública e valorizar o quadro altamente preparado de servidores. Já a reestruturação no Orçamento, aponta Siewert, é parte de um processo contínuo de aprimoramento e alinhamento estratégico, que abre novas perspectivas após um período de grande contribuição da ex-diretora Mayana em mais de um ano de gestão. Ela terá função gerencial na Diretoria do Tesouro (DITE) da SEF/SC.

“Temos convicção de que as novas gestoras chegam para dar continuidade ao trabalho realizado e fortalecer ainda mais nossas atividades relacionadas ao processo de planejamento do orçamento estadual e de atração de investimentos, que são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico do Estado”, analisa o secretário.

Atração de Investimentos – Natural de Jaraguá do Sul, com graduação em Administração (ESAG/UDESC) e em Direito (UFSC), Débora Müller atuou durante 17 anos no mercado financeiro. Em 2022, foi aprovada em concurso público e ingressou na carreira de Analista da Receita Estadual da Fazenda/SC. Em 2023, assumiu a Gerência de Parcerias e Concessões da DIAI, onde era a gestora da equipe responsável pelo desenvolvimento do Programa de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado. 

“Estou muito motivada pelo novo desafio e com a oportunidade de contribuir para projetos voltados ao desenvolvimento de Santa Catarina. As parcerias público-privadas e a captação de recursos são dois instrumentos importantes desse processo e que viabilizam melhorias na infraestrutura, com impacto econômico e social, o que se reflete na vida dos catarinenses. Vamos atuar com foco nas entregas dos projetos e na expansão das parcerias. Trabalhar com propósito é muito gratificante!”, antecipa a nova diretora.

Além da experiência no mercado financeiro e agora na gestão pública, Débora Müller se dedica aos dois filhos e à paixão pelos esportes – é maratonista e jogadora de vôlei.

Planejamento Orçamentário – Natural de Liberato Salzano (RS), Loreni Pizzi é graduada em Ciências Contábeis (UFSC), tem pós-graduação em Contabilidade Pública (Univali) e mestrado em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) – está agora concluindo o doutorado. É servidora pública estadual desde 1998, mas ingressou na carreira de Auditor Estadual de Finanças Públicas no concurso de 2004. De lá para cá, atuou em diferentes diretorias da Secretaria de Estado da Fazenda e teve funções gerenciais até 2021, quando se licenciou para ir a Lisboa fazer o doutorado no ISCTE. 

Atendendo a convite do secretário Cleverson Siewert e do secretário adjunto Augusto Piazza, antecipou a volta ao Governo do Estado para assumir a DIOR. “Gosto muito de desafios, sou atraída pela mudança e pela oportunidade de buscar soluções para os problemas. Minha experiência nas gerências me ensinou muito sobre orçamento, planejamento, programação financeira e a melhor maneira de me relacionar com as diretorias da Fazenda. Me sinto confortável para trazer toda essa experiência à frente da DIOR e cuidar do planejamento orçamentário, acompanhando os projetos e políticas públicas”, fala a nova diretora.  

Via SEF/SC