curso financas publicas 1

Capacitação voltada aos servidores ocorreu na manhã desta quinta-feira

Investindo no aperfeiçoamento contínuo dos servidores, a Secretaria de Estado da Fazenda realiza, nesta quinta-feira, o curso Finanças Públicas – Conceitos e Conjuntura Atual. Elaborada pela Diretoria do Tesouro (DITE/SEF) e Escola Fazendária (ESFAZ/SEF), a capacitação coloca em discussão a atual crise das contas públicas e a consequência no dia a dia dos cidadãos. “Estamos usando a gestão do conhecimento como ferramenta de aperfeiçoamento dos servidores”, explica a analista Simone Pereira dos Santos, assessora da DITE. O módulo será encerrado em 6 de setembro.

Auditor fiscal e administrador da ESFAZ/SEF, Pedro Hermínio Maria abriu a programação e ressaltou a importância da realização de cursos voltados à gestão do conhecimento, o que é indispensável   na busca de resultados na administração pública. “É ainda mais importante quando valorizamos os nossos talentos  e realizamos uma capacitação com um instrutor da casa, como é o caso do analista Daniel Damiani, que atua na DITE”, disse Pedro Hermínio.

Analista da DITE e mestre em Economia, Daniel Damiani falou sobre “Visão Macroeconômica” e a “Evolução das Finanças Públicas Brasileiras”. Impostos, crise e o ajuste fiscal também pautaram o trabalho dos fazendários, que analisaram as estratégias de políticas econômicas (fiscal e monetária) e os instrumentos de análise de economia pública (finanças públicas).

A programação integra o Plano de Trabalho DITE 2013-2018 e também está inserido na dimensão técnica do Plano de Capacitação da SEF-SC 2016. Além dos servidores da Diretoria do Tesouro (DITE), participam da capacitação os fazendários que atuam nas áreas de Contabilidade (DCOG), Administração Tributária (DIAT), Auditoria-geral (DIAG), Gestão de Fundos Estaduais (DIGF) e na Consultoria Jurídica (COJUR).