Filiados ao Sindifisco/SC receberam premiações durante o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024 e o Prêmio Tributare, realizado em Brasília nesta quarta-feira (4). Os auditores fiscais Ari Pritsch e Leandro da Silveira receberam troféus no evento promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Pritsch, que é presidente da Associação dos Funcionários Fiscais de SC (Affesc), recebeu o troféu de Estado com maior número de projetos inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Santa Catarina participou com 32 projetos de escolas, sendo 30 apenas do município de Blumenau, e quatro de instituições.
Já o auditor fiscal Leandro da Silveira ficou em 2º lugar no Prêmio Tributare com o projeto Open Eye – IA Fiscal, desenvolvido exclusivamente por Auditores Fiscais de Santa Catarina. A inovadora ferramenta de Inteligência Artificial gerou mais de R$ 80 milhões em regularização de ICMS para Santa Catarina somente em 2024. “A Inteligência Artificial por trás da Open Eye é capaz de identificar com precisão mercadorias comercializadas pelos contribuintes, mesmo quando os documentos fiscais apresentam erros gramaticais, abreviações ou incorreções no código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)”, explica Leandro.
De acordo com o coordenador geral do Prêmio Tributare, Auditor Fiscal do DF Rossini Dias, “a qualidade dos projetos apresentados pela administração tributária brasileira foi impressionante”. Dias destacou ainda o enorme potencial dessas iniciativas para gerar recursos e melhorar a justiça fiscal, além de promover a adaptabilidade e a exportabilidade, o que facilita a transferência de conhecimento e boas práticas entre as diversas unidades federativas do Brasil.
O auditor fiscal e presidente do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop), Jair Antonio Schmitt, também acompanhou a premiação representando a Secretaria de Estado da Fazenda de SC no Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT66) do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Jair atuou como coordenador do grupo de avaliação dos trabalhos encaminhados por Santa Catarina ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal.
Assessoria de Comunicação Sindifisco