FiscoDebate00453.02932 800x533 1

Evento marca os 37 anos do Sindifisco/SC e destaca avanços da administração tributária catarinense

Servidores da Fazenda de Santa Catarina e autoridades lotaram o auditório da Fiesc, em Florianópolis, nesta quarta-feira (22), para a segunda edição do Fisco em Debate – Uma jornada pela eficiência fiscal, promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda, com apoio do Sindifisco/SC. O evento reuniu auditores fiscais e analistas da Receita Estadual para discutir os desafios e oportunidades da administração tributária, com painéis, palestras e homenagens.

A abertura do evento contou com as presenças da vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, do secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert, do secretário-adjunto Augusto Piazza e do presidente do Sindifisco/SC, Cristiano Colpani, além de secretários de Estado.

A tarde de trabalho iniciou com a apresentação da Camerata Florianópolis seguida do pronunciamento do presidente do Sindifisco/SC, Cristiano Colpani, lembrando o compromisso firmado durante a primeira edição do evento, há dois anos, e celebrando as conquistas desde então. “Somos testemunhas de que aquele compromisso que parecia impossível tornou-se uma entrega. Estamos aqui, agora, com as pessoas certas e as ferramentas certas. Santa Catarina progrediu. Somos o estado que cresce mais, que entrega mais, que atrai mais”, pontuou.

Colpani também falou sobre o papel do Governo de Santa Catarina na reconstrução da confiança da população nas instituições públicas. “Hoje, em Santa Catarina, essa confiança da sociedade foi resgatada. O Governador Jorginho Mello, a Vice-Governadora Marilisa Boehm e o Secretário Cleverson foram os condutores desse processo, e nós todos aqui, como um time, fomos parte dessa construção”, afirmou.

Em sua fala, o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou o fortalecimento da relação de confiança entre a administração tributária e o governo, e o protagonismo dos auditores fiscais nas decisões políticas do Estado. “Toda sexta-feira à tarde, a administração tributária está sentada comigo para tomar decisões para o governo. Nós não decidimos sozinhos. Vocês estão constantemente junto com o governador, mostrando o que está acontecendo e ajudando a tomar as melhores decisões”, disse.

FiscoDebate00555.03741 800x533 1

Siewert também pontuou os avanços institucionais como a implementação do teto salarial, a promoção de novos servidores, a criação do Fundo Estratégico da Administração Tributária (FEAT), além da implementação do PROGRIDE, considerado o maior programa de modernização da administração tributária de Santa Catarina. O secretário finalizou agradecendo à equipe técnica e ao parlamento estadual pelo apoio.

Compromisso

A vice-governadora Marilisa Boehm destacou a importância da gestão fiscal como instrumento de justiça social. “Falar de fisco é falar de cidadania, transparência e um compromisso com o bem comum. O sistema tributário é a base de sustentação do Estado e revela muito sobre nossas prioridades e sobre o nosso pacto social”, enfatizou.

FiscoDebate00267.01530 800x533 1

De acordo com Boehm, em Santa Catarina o desenvolvimento tem acontecido sem aumento de impostos, graças a um fisco técnico, qualificado e ético. “Temos o privilégio de contar com um fisco que atua não apenas para arrecadar, mas também para educar, orientar e garantir a justiça fiscal. Nosso objetivo, compartilhado pelo governador Jorginho Mello e pela Secretaria da Fazenda, é tornar Santa Catarina cada vez mais eficiente, competitiva e inclusiva”, explicou.

Na sequência, o diretor de Administração Tributária da Fazenda, auditor fiscal Dilson Takeyama, apresentou dados e ações em andamento na fiscalização estadual. Um dos destaques foi a atuação do Centro Integrado de Monitoramento e Análise de Conformidade, que utiliza indícios de auditoria para direcionar ações fiscais. Segundo Takeyama, só em 2025 o potencial de monitoramento é em torno de R$ 1 bilhão. O diretor ainda citou avanços no combate ao subfaturamento em operações interestaduais com combustíveis e lubrificantes.

FiscoDebate00288.01674 800x533 1

Palestras

O evento contou com a palestra do cientista político Heni Ozi Cukier (Professor HOC), que falou sobre os impactos da geopolítica no comércio internacional, conectando cenários globais ao contexto fiscal brasileiro.

FiscoDebate00342.02136 800x533 1

A programação contou ainda com o painel “DIAT pelo Estado” com gerentes regionais da Fazenda, a apresentação sobre os 5 anos do programa Malhas Fiscais, com homenagem ao auditor Huélinton Pickler, reconhecido pelos 30 anos de contribuição à modernização da arrecadação estadual e uma palestra sobre avanços tecnológicos, uso de big data na fiscalização e os impactos da arrecadação em projetos estruturantes para Santa Catarina.

No encerramento do 2º Fisco em Debate, o secretário Cleverson apresentou a palestra “A força da arrecadação no desenvolvimento de projetos estruturantes para Santa Catarina”. Na sequência, o público assistiu ao vídeo institucional produzido especialmente para marcar os 37 anos do Sindifisco/SC, celebrando o compromisso dos auditores fiscais com a defesa da justiça fiscal e as conquistas dos servidores que contribuem para fazer de Santa Catarina um exemplo em gestão pública, equilíbrio fiscal e qualidade de vida.

Veja as fotos do evento: https://sindifisco.org.br/eventos-passados/2o-fisco-em-debate-2

Assessoria de Comunicação Sindifisco