calculadora

A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou as notas de crédito em moeda estrangeira e local (IDRs) da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) de ‘BB-‘ para ‘BB’, e de ‘AA(bra)’ para ‘AAA(bra)’. A Fitch também elevou o Rating de Suporte do Controlador (RSC), neste caso o Estado de Santa Catarina, de ‘BB-‘ para ‘BB’. Com isso, o Badesc alcançou o máximo score possível para uma instituição financeira com controle público.

O relatório destaca diversos pontos que contribuíram para a elevação da nota, entre eles a “relevante missão pública no desenvolvimento regional”, a “qualidade dos ativos” e a “boa rentabilidade”, sendo essa última “sustentada por um bom índice de eficiência”, segundo menciona o documento.

:: A íntegra do relatório pode ser acessada neste link

O presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, destaca que desde 2019, a empresa Fitch Ratings monitora o rating da Agência, o que abriu importante possibilidade de negociação com fontes internacionais de recursos, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e manutenção do relacionamento com as fontes nacionais. “Em breve serão criados e operacionalizados programas de crédito com recursos do BID voltados para aplicação em projetos para micro, pequenas e médias empresas, com foco no empreendedorismo feminino e Microfinanças”, explica Rabaiolli.

Atualmente o Badesc é repassador de recursos BNDES, Finep, Fungetur, e próprios, em breve passará a operacionalizar recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aplicação em programas de recuperação produtiva e sustentável de micro, pequenas e médias empresas do Estado.

Via ACN