Pouco mais de oito meses após deixar a Secretaria do Estado da FazendaAntonio Gavazzoni ficou de fora da denúncia entregue pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última sexta-feira. Em nota oficial (leia o conteúdo completo no fim do texto), ele agradeceu a quem esteve ao seu lado e disse que “felizmente a justiça não falhou”.

Gavazzoni era investigado, juntamente com o governador licenciado Raimundo Colombo e o ex-secretário de Comunicação Ênio Branco, por prática de corrupção e recebimento de propina envolvendo doações eleitorais da Odebrecht com a tentativa de privatização da Casan. A investigação teve como ponto de partida as citações ao governador e ex-secretários em delação premiada dos executivos da Odebrecht.

Em decisão na última sexta-feira, a PGR arquivou o caso envolvendo Colombo, Gavazzoni e Branco que apurava possível prática de corrupção e recebimento de propina. Colombo ainda foi denunciado por crime eleitoral em possível prática de caixa 2 por doações da Odebrecht, mas os ex-secretários não foram denunciados nem estão envolvidos no inquérito.

Segundo detalhou o colunista Upiara Boschi, um ofício assinado por Gavazzoni e endereçado em 13 de agosto de 2013 ao então presidente da Casan, Dalírio Beber (PSDB), foi o principal trunfo para desvincular as doações da Odebrecht com a tentativa de privatização da Casan. O documento oficializa a suspensão do procedimento após as baixas avaliações de mercado, que ficaram em torno de R$ 200 milhões, valor que seria “insuficiente para fazer frente ao plano de investimentos em esgotamento sanitário”.

Após abrir mão do cargo de secretário para trabalhar em sua defesa, o advogado e doutor em Direito Público divulgou uma nota sobre não ser mais investigado no processo.

“Em primeiro lugar gostaria de destacar e agradecer o trabalho competente e isento da Polícia Federal e dos Procuradores do Ministério Público Federal. Isso demonstra que o cidadão eventualmente acusado não precisa se desesperar, seus direitos serão respeitados e a verdade vai aparecer. Graças a Deus e ao profissionalismo desses heróis brasileiros, estou absolvido! Também gostaria de agradecer a todos os amigos e familiares que estiveram ao meu lado neste episódio triste. Muito obrigado a cada um que confiou em mim e no meu trabalho e viveu comigo a mesma angústia. Felizmente a justiça não falhou”.

Via DC