colombor itajai foto jaqueline noceti secom

Durante reunião nesta quarta-feira, 22, no Centro Administrativo em Florianópolis, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio da Silva discutiram a renovação antecipada do arrendamento do Terminal de Contêineres do Porto de Itajaí. Colombo agendou uma audiência com o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Lucena Adams, para o dia 29 ou 30 deste mês, em Brasília, para tratar do assunto.

O contrato prevê a renovação do arrendamento por apenas três anos. A empresa atual teria concessão até 2022, em contrato de 22 anos mais 3 anos. Como a intenção é investir R$ 165 milhões para mantê-lo viável economicamente, não teria tempo de recuperar o valor neste curto período. Sendo assim, o pedido será para aplicação da nova lei dos Portos, que prevê uma renovação por mais 25 anos.

“Foi extremamente positiva a audiência com o governado. Ele está bastante empenhado em resolver as questões relativas ao Porto de Itajaí, tanto na renovação do arrendamento do Terminal de Contêineres quanto para as obras da Bacia de Evolução. Ainda este mês, o governador, terá duas importantes audiências em Brasília, para solucionar as questões do arrendamento”, falou o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini.

Cerca de 70% dos exportadores e importadores que operam em Santa Catarina utilizam o Porto de Itajaí. Também é por ele que circulam 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O Porto de Itajaí é um dos 120 maiores do planeta – segundo o World Top Containers Ports 2014, e movimenta mais de 80% da corrente de comércio de Santa Catarina.

Via Economia SC