centro adm scfelipecarneiro 17

Enfim, a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), estatal que era responsável por jogos de bingo e tinha grande patrimônio, incluindo quase 60% da área do Sapiens Parque, no Norte da Ilha de SC, está liquidada. Desde que virou lei em 1º de agosto de 2017, o processo de liquidação da companhia demorou mais de três anos e contabilizou prejuízos ao Estado superiores a R$ 200 milhões, informou o governo.

As medidas para o fechamento da empresa foram conduzidas pelo liquidante Rodrigo Mateus Mocelin, com a participação da secretaria executiva de Parcerias Público-Privadas (PPPs), vincluada à SCPar, e da Secretaria de Estado da Fazenda. Conforme Mocelin, somente a folha salarial da empresa e o Plano de Demissão Voluntária Incentivada (PDVI) geravam despesa mensal de R$ 1 milhão ao Estado.

O secretário executivo de PPPs da SCPar, Ramiro Zinder, afirmou que o fechamento de estatais sem atividades é importante para a eficiência do gasto público. Os bens da Codesc passam para a Secretaria de Estado da Fazenda. O patrimônio mais valioso em nome da Codesc é a participação de 58,52% da área do Sapiens Parque, empreendimento de tecnologia e inovação no Norte da Ilha de SC que está em processo de privatização pela SCPar.

De acordo com o diretor executivo do Sapiens, André Rezende, a Codesc detinha 58,66% da área do parque, a SCPar 35,94% e a Fundação Certi, 5,39%. Em assembleia geral ordinária de julho deste ano foi feita uma ratificação de integralização de capital que estava pendente. Os percentuais mudaram porque a Certi não estava integralizando a parte dela. Agora, a Fazenda do Estado detém 58,52%, a SCPar 39,13% e a Certi, 2,35%.

Também estão em processo de extinção a Bescor, que era a seguradora do banco estatal Besc, que foi incorporado pelo Banco do Brasil em 2008, e a Cohab SC. Ambos foram anunciados junto com o processo encerrado sexta. O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse que a liquidação da Codesc integra a política do governo estadual de redução das despesas públicas.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti