Marilisa Boehm e Jorginho Mello Foto Ricardo Wolffenbuttel 720x405 1

Mulheres podem acessar recursos para investimentos em SC via Pronampe, chamadas públicas da Fapesc e também pelo BRDE

O Dia Internacional da Mulher, sexta-feira, motivou maior mobilização do governo catarinense para incentivar o empreendedorismo feminino por meio de crédito para investimentos. Ao receber grupo de mulheres líderes do governo e jornalistas em café da manhã, sexta-feira, na Casa D’Agronômica, o governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm, colocaram em evidência o talento das mulheres catarinenses e destacaram que o governo tem programas para incentivar negócios.

Os programas disponíveis são o Pronampe Mulher, que está na fase burocrática final, podendo iniciar liberações de recursos nas próximas semanas, e chamadas públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) que está liberando R$ 5 milhões. Esses recursos da Fapesc são para projetos liderados por mulheres nas áreas de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação.

– Temos o Pronampe Mulher, o Pronampe Inovação, o Pronampe Rural e o Pronampe SC. Vou receber o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, para falar sobre os recursos para esse programa – afirmou Jorginho Mello.

O decreto específico do Pronampe estadual, que inclui o Pronampe Mulher, está prestes a sair. O início das operações pelo Badesc depende de pequenos ajustes de sistema para que fique adequado às normas do decreto do programa.

A vice-governadora observou que o Pronampe exige várias etapas até ser liberado. Foi aprovado pela Assembleia Legislativa e, agora, passa por outras fases.

– O Pronampe Mulher será para micro e pequenas empreendedoras, que poderão tomar recursos emprestados com um ano de carência. Eu tenho um grupo de mulheres empreendedoras em Joinville, com as quais eu trabalho desde a pandemia. São 330 mulheres e muitas estão esperando esses recursos para fazer novos investimentos – observou a vice-governadora Marilisa Boehm.

A vice-governadora também participou sexta-feira da assinatura das chamadas públicas Mulheres+Tec e Mulheres+Pesquisa, da Fapesc. As inscrições de projetos para acessar esses recursos devem ser feitas até o dia 08 de abril no sistema SIG Fapesc.

Segundo ela, o objetivo é que empreendedoras e cientistas de todo o Estado possam ter acesso a esses recursos para projetos voltados à pesquisa, inovação e ciência.

BRDE tem linha específica para empreendedoras

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também tem um programa específico, o BRDE Empreendedoras do Sul. Desde que foi lançado, em 2021, já realizou empréstimos que somam R$ 355 milhões.

O programa é um dos diferenciais da instituição na área de ESG. De acordo com o presidente do banco, João Paulo Kleinübing, o incentivo ao empreendedorismo feminino é um compromisso da instituição. Podem solicitar recursos por essa linha empresas que têm pelo menos 40% do capital pertencente a mulheres e que tenham faturado até R$ 90 milhões no ano anterior.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti