O governo de Santa Catarina pretende inaugurar seis centros de inovação até o fim de 2020. A informação é do secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado, Ricardo Stodieck. Ele e o titular da pasta, Rogério Siqueira, participaram na manhã desta terça-feira (29) de uma cerimônia informal que marcou o lançamento dos três editais que preveem a ocupação da estrutura em Blumenau. O espaço, aliás, ganhou nova previsão de inauguração: 17 de novembro.

O objetivo da pasta é entregar ainda neste ano também os centros de inovação de Brusque, Chapecó, Itajaí, Joaçaba e São Bento do Sul. Todos estão com pelo menos 90% das obras concluídas. Em Blumenau, a gestão do espaço ficará a cargo do Instituto Gene, que recebeu o aval para iniciar a transferência de sua sede para o local.

A proposta dos centros de inovação é antiga. O planejamento do governo iniciou ainda em 2014 e previa 13 unidades espalhadas pelo Estado, seguindo vocações regionais. Mas impasses burocráticos, indefinições sobre fonte de recursos e mudanças nos projetos atrasaram o cronograma da maioria. Até hoje apenas os centros de inovação de Lages e Jaraguá do Sul foram entregues – há outros três, em Joinville, Florianópolis e Videira frutos de parcerias com prefeituras locais ou iniciativa privada.

Nos bastidores, fala-se que o cronograma de inaugurações seria uma forma de o Estado, mergulhado em crise política e com o governador Carlos Moisés na corda bamba do impeachment, mostrar trabalho. Mas há também um componente econômico relevante. Os centros de inovação são tratados como alavancas de novos negócios e desenvolvimento. Fomentar a geração de emprego neste momento em que o Estado ainda vive a pandemia é uma das premissas da secretaria.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado