alesc 01

As ações do Governo do Estado para os programas de combate à seca e para a ampliação da internet rural em Santa Catarina foram pautas da reunião da Bancada do Oeste, nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, também participaram da agenda os secretários da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; da Agricultura e Pesca, Valdir Colatto; e o presidente da Epagri, Dirceu Leite.

Coordenador da bancada, o deputado Marcos Vieira fez um relato sobre as ações da Assembleia Legislativa, que aprovou recursos para as duas áreas. Vieira destacou a atenção do Legislativo aos pleitos do agronegócio e apontou que já foram aprovados R$ 300 milhões para a construção de cisternas, financiamentos e educação ambiental, além de outros R$ 100 milhões para a ampliação da internet rural. “A ampliação da internet rural é fundamental para o produtor, assim como a energia elétrica de qualidade”, analisou.

O secretário Cleverson Siewert reconheceu a relevância dos temas tratados pela Bancada do Oeste e se comprometeu a analisar o repasse de recursos para as pastas. “A agroindústria catarinense é diferenciada e representa a excelência do nosso Estado. Sabemos a importância de garantir o apoio necessário ao trabalhador no campo para manter a nossa competitividade. Santa Catarina tem pressa e temos que acelerar”, manifestou Siewert.

Na oportunidade, o secretário da Agricultura e o presidente da Epagri detalharam  os recursos investidos nos últimos dois anos. “Foram R$ 136 milhões até agora, e daqui para frente estamos contando com o apoio dos deputados para seguir com os projetos”, disse Valdir Colatto.

Dirceu Leite observou que foram atendidas 5 mil famílias no Programa SC Mais Solo e Água. Sobre a ampliação da internet rural, a recém-criada Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou as perspectivas para o setor. “Temos algumas frentes de trabalho que caminham em conjunto com outras áreas do governo, como o Ciasc, a Celesc e a própria Secretaria da Fazenda, mas entendemos que precisamos avançar a partir dos projetos-piloto que já mostraram resultados positivos”, afirmou o secretário Marcelo Fett.

Como encaminhamento do encontro, a Bancada do Oeste definiu um prazo de 30 dias para que as secretarias apresentem aos deputados um cronograma de trabalho e a garantia de que os recursos aprovados pela Alesc serão aplicados. O grupo conta com 11 parlamentares e foi criado em 2019 para tratar de assuntos referentes à região onde se concentra o agronegócio catarinense.

Via SEF/SC