sao francisco do sul projeto recuperar na sc 415 20191203 1104601847

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), tem aumentado a cada ano o investimento para manutenção das rodovias estaduais. O repasse para conservação das SCs teve um salto de 69,4% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram aplicados R$ 18,8 milhões em serviços de tapa buraco, roçada, sinalização, limpeza de sarjeta e conservação estrutural das vias de janeiro a junho de 2020. Essas medidas também trazem resultado positivo na segurança dos usuários, com redução de acidentes nas rodovias.

Esses recursos têm aumentado gradativamente desde 2017, quando o valor no primeiro semestre foi de R$ 3,1 milhões. Em 2018, foi de R$ 6,1 milhões, e em 2019, já nesta gestão, o investimento foi de R$ 11,1 milhões.

Desde setembro de 2019, além dos contratos de conserva da SIE, o Projeto Recuperar, programa do Governo do Estado, também contribui para a manutenção das rodovias estaduais. No primeiro semestre de 2020, R$ 12,18 milhões foram investidos por meio dos contratos de conserva da Diretoria de Operações da SIE e R$ 6,63 milhões foram pagos via convênios do projeto Recuperar.

“Investir em conservação viária é garantir melhores condições às rodovias e, consequentemente, mais segurança para quem trafega por elas. É incansável o trabalho da SIE para manter ativos os contratos de manutenção em todas as regiões do estado. Sabemos da importância de conservar as estradas estaduais e o projeto Recuperar também agregou muito em termos de investimentos e serviços. Vamos seguir trabalhando para que esses valores sigam aumentando a cada semestre”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira.

WhatsApp Image 2020 07 13 at 091916

Mais investimento em conserva, mais segurança nas rodovias

Manter as rodovias estaduais em bom estado de conservação é um dos fatores que contribui para diminuir os acidentes nas estradas. De acordo com dados da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), os acidentes de trânsito nas rodovias catarinenses caíram 25%, na comparação entre o primeiro semestre de 2019 e 2020.

A infraestrutura aliada à educação e a fiscalização de trânsito garante mais segurança para os motoristas. Conforme a PMRv, considerando o período de janeiro a junho, o número de acidentes nas rodovias estaduais diminui a cada ano. Em 2017 foram 4.245, em 2018 o registro é de 3.748. Já em 2019 foram contabilizados 3.463, enquanto em 2020 o dado é de 2.590 acidentes de trânsito.

“Os resultados positivos alcançados na diminuição do número de acidentes e de mortes, são fruto de melhorias nos três pilares do trânsito: engenharia, educação e fiscalização. O  aumento de investimentos em infraestrutura colaborou para a diminuição dos acidentes, associado à qualidade da fiscalização e diminuição do tráfego de veículos em razão da pandemia do covid-19. Santa Catarina colhe os frutos de uma gestão responsável e comprometida com a segurança de nossas rodovias estaduais”, destaca o comandante da Polícia Militar Rodoviária, coronel José Evaldo Hoffmann Junior.

Via Governo do Estado de SC