img 3405boa04 large

O secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, entregou nesta segunda-feira (8) o Balanço Geral 2018 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). A publicação, prevista em lei, apresenta a prestação de contas das ações realizadas no ano passado pelo Governo do Estado. “Na última semana, disponibilizamos o arquivo eletronicamente e hoje oficializamos a entrega”, salientou o secretário da SEF.

O documento passará por análise do conselheiro Herneus de Nadal, relator da matéria, e demais membros do Tribunal. Conforme previsto no artigo 59 da Constituição Estadual, o parecer prévio do TCE deverá ser emitido em até 60 dias, durante sessão extraordinária, prazo que se encerra em 31 de maio. Na ocasião, o presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, falou da assinatura do termo de cooperação com o Governo do Estado na manhã desta segunda-feira, permitindo o acesso aos dados do Poder Executivo.

Com o tema “Fazer mais com menos”, o Balanço Geral 2018 conta com três volumes, além do Balanço Cidadão, uma versão simplificada e mais acessível. Segundo a diretora de Contabilidade Geral da SEF DCOG, Maria Luiza Seemann, a publicação tem o objetivo de mostrar as finanças estaduais aos catarinenses de forma simples e didática, ampliando a transparência dos gastos públicos. “É contínuo o esforço de tornar o documento mais acessível, transformando os dados complexos em informações compreensíveis com o intuito de ampliar os canais de comunicação entre a população e o Governo catarinense”, explica.

Acompanharam o ato a secretária adjunta da SEF/SC, Michele Roncalio; o gerente de Informações Contabéis, Gilceu Ferreira; os conselheiros Wilson Wan-Dall; José Nei Ascari; Luiz Herbst; e César Fontes; e a auditora do TCE, Sabrina Nunes Iocken.

Para acessar o Balanço Geral 2018, clique aqui.