centro administrativo governo do estado 20211216 2045228161 1

Governo de SC mantém estratégia desde 2015 de informar com antecedência a data de pagamento dos salários dos servidores

A Diretoria do Tesouro (Dite) da Secretaria de Estado da Fazenda definiu o calendário em que serão feitos os pagamentos das folhas aos servidores, mês a mês, durante 2024. O primeiro pagamento do ano será dia 31 de janeiro, ou seja, quarta-feira da próxima semana e a folha total chega a R$ 1,2 bilhão. O último pagamento será do salário de dezembro, no dia 30 do mesmo mês. (Veja as datas no final desta matéria)

Integram o quadro um total de 152,7 mil servidores, dos quais 87.672 são ativos, 60.451 são inativos, 2.431 são pensionistas e mais 2.226 são CTISP’s, que são vinculados à segurança pública. A Secretaria da Fazenda explica que os pagamentos estão previstos sempre para o último dia útil de cada mês. Essa é uma prática adotada pelo executivo estadual em 2015.

O pagamento é feito no mesmo dia para todos os grupos, tanto ativos, quanto inativos ou pensionistas. Isso inclui todas as secretarias, empresas e instituições: secretarias de Estado, Polícia Militar, Corpo de bombeiros, autarquias e fundações, Udesc, Epagri, Cidasc, Santur, Cohab e os pensionistas do Instituto de Previdência (Iprev).

A informação da data de pagamento do Estado desperta interesse não só dos próprios servidores e seus familiares, mas também do mercado de um modo geral. Isso porque os setores de comércio e serviços, por exemplo, sabem que terão maiores vendas quando os servidores públicos recebem seus vencimentos. Um valor de R$ 1,2 bilhão aquece a economia do Estado, em especial nas cidades que têm mais servidores públicos.

Datas dos pagamentos das folhas dos servidores em 2024:

• Janeiro – Dia 31
  • Fevereiro – Dia 29