secretario de educacao natalino uggioni fez a apresentacao do sistema de inteligencia de dados da educacao 20190628 1352857523

Ter à frente da escola uma equipe gestora comprometida com as causas da comunidade escolar é uma das maneiras para melhorar o ambiente de ensino e, consequentemente, a qualidade do aprendizado. Para deixar a gestão escolar ainda mais fortalecida em Santa Catarina, o programa Minha Nova Escola do Governo do Estado investirá em ações que levam aos gestores mais conhecimento e informação para tomadas de decisão mais eficientes.

Uma delas é o Educação na Palma da Mão, um sistema online de inteligência de dados para a rede de ensino, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação. O programa concentra informações sobre matrículas, unidades de ensino, distorção idade-série, infrequência e desempenho escolar. Os dados podem ser acessados por estado, região, município ou por uma única escola.

A possibilidade de monitorar índices educacionais em tempo real dá ao gestor a clareza de pontos que exigem mais atenção. A partir do segundo semestre, os diretores terão acesso a toda essa informação em um aplicativo para celular. Nesta mesma linha, em julho foi realizada a avaliação institucional, que levantou junto à comunidade escolar áreas que requerem melhorias dentro de cada escola. Em uma semana 160.605 pessoas participaram, entre alunos, pais e professores. O resultado vai orientar as ações na escola e o planejamento de políticas públicas.

Além disso, para dar mais agilidade às demandas diárias da escola, o Governo do Estado dobrou o investimento para os cartões Cpesc de compra de materiais em relação ao primeiro semestre de 2019. Serão investidos R$ 9,1 milhões no segundo semestre. Os gestores têm ainda em mãos o cartão Cpesc para contratação de serviços, para os quais são destinados R$ 3,6 milhões.

 

Via SEFAZ/SC