Em breve, o governo brasileiro vai anunciar um pacote de medidas para incentivar a implantação de data centers no Brasil. De acordo com o secretário de Telecomunicações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, André Borges, as medidas serão apresentadas independentemente da sanção do PLC 79/16.

“Esse conjunto de medidas é um pacote separado. Vamos anunciar mesmo sem a sanção da lei, até porque vai necessitar de uma nova lei, ou de um decreto. O Fust não entra nesse projeto. É algo que já poderia estar sendo feito, mas virá depois. Já esse pacote é iminente, não vai demorar”, afirmou Borges, que na terça, 14/02, participou do seminário Políticas de Telecomunicações, promovido pela Converge Comunicações em Brasília.

Ele explicou que o pacote começa por incentivos fiscais para a instalação de data centers. “Incentivos tributários, que serão maiores se houver contrapartida dos estados. É um conjunto de questões que precisam existir para que as pessoas entendam que há condições de investir em datacenters. Facilidade de importação, não embaraço desse procedimento, mas que ocorra de forma célere. Tem a questão de link de alta capacidade em preço razoável, a questão da energia elétrica, e por aí vai”, disse.

 

Via Notícias Fiscais