Os GES, como são conhecidos, respondem por 80% da arrecadação das receitas tributárias do Estado

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 27, os Grupos Especialistas Setoriais da Secretaria de Estado da Fazenda fixaram em 10,55% a meta de crescimento da arrecadação para 2015. Os GES, como são conhecidos, respondem por 80% da arrecadação das receitas tributárias do Estado.

“Mais uma vez estamos estabelecendo um percentual de crescimento acima da meta orçamentária, que é de 10,12% para o ICMS”, afirmou Francisco de Assis Martins, gerente de fiscalização. A meta foi definida durante reunião entre a Gerência de Fiscalização e os coordenadores dos 18 GES.

A perspectiva é de que os grupos cumpram com folga a meta de crescimento de 10% estabelecida no final de 2013. No acumulado até outubro, a arrecadação sob a responsabilidade dos GES cresceu 11,22%. O resultado é significativo num ano em que a economia catarinense sofreu o impacto da crise econômica nacional.

O diretor de Administração Tributária, Carlos Roberto Molim agradeceu o esforço fiscal da equipe. Ele lembrou que Santa Catarina conta com o melhor desempenho da arrecadação entre estados com maior receita tributária. De janeiro a outubro, a fiscalização da Fazenda realizou 82 operações. A expectativa é bater a meta de 100, acordada com o secretário Antonio Gavazzoni em fevereiro.

Como é feito o cálculo da meta do GES – cada grupo faz uma avaliação e perspectiva de crescimento do seu setor e estima uma meta individual. A média de todos resulta na meta final. O GES com expectativa de maior crescimento para 2015 é o do setor de energia. A estimativa é um desempenho de 16% acima do resultado alcançado em 2014, motivado principalmente pelo aumento de 22% da tarifa, em agosto último.

 

Via SEFAZ/SC