Incentivos Prodec ETC plasson 944x531 1

Grupo de 35 empresas apresentou 40 projetos de investimentos que receberam incentivos do governo do Estado via Prodec, Pró-Emprego ou TTD

Na primeira rodada de incentivos em 2024, realizada nesta quinta-feira, o governador Jorginho Mello assinou contratos de 40 novos projetos de 35 empresas catarinenses. Foram 32 projetos beneficiados pelos programas Prodec e Pró-Emprego e oito beneficiados com incentivos de importações, o Tratamento Tributário Diferenciado 489 (TTD 489). Ao todo, os investimentos apresentados pelas empresas somam R$ 926 milhões e vão resultar na criação de 9,4 mil novos empregos na economia do Estado.

Considerando também os contratos do Prodec e Pró-Emprego assinados em 2023, os investimentos beneficiados chegam a R$ 8,7 bilhões e 20 mil novos postos de trabalho desde o início do atual governo. Esses investimentos serão executados a partir deste ano. Os programas consistem em postergação na arrecadação de parte do ICMS, que resulta num tipo de capital de giro para investir em Santa Catarina.

– O Prodec e o Pró-emprego têm sido uma política de governo. Nosso governo tem apostado muito nesses incentivos. Se posterga o pagamento de tributos para ganhar três ou quatro vezes mais lá na frente. Então você ajuda o empresário a fazer uma benfeitoria, um aumento na sua atividade e depois ele paga o tributo com um volume muito maior porque ele gerou desenvolvimento econômico. Isso é necessário – destacou Jorginho Mello.

Segundo ele, a soma dos investimentos que receberam incentivos no ano passado e neste ano, na gestão dele, de R$ 8,7 milhões, é um resultado extraordinário. O governador destaca que essa é uma aposta em empreendedores que são qualificadíssimos, que investem e dão resultados. Segundo ele, a atuação proativa do governo em favor de investimentos tem dado resultados.

– Nós estamos muito animados e a própria economia tem nos demonstrado isso.  A atração de novas empresas é a nossa grande preocupação. A gente quer aumentar o número de empresas, aumentar o parque fabril, o número de empregos. Consequentemente, nós estamos falando de um crescimento em arrecadação futura. Não passamos um dia que a gente não fale sobre atração de novas empresas, de novos negócios – disse o governador.

Entre as empresas que tiveram contratos assinados com a presença de executivos na Casa d’Agronômica, na tarde desta quinta-feira, estavam a Mili, de Três Barras, que teve incentivo para investimento de R$ 30,5 milhões pelo Prodec, a JJ Instalações Comerciais de Maravilha, com R$ R$ 26,3 milhões também pelo Prodec.

Entre as que tiveram incentivo pelo Pró-Emprego foram a Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos com três projetos pelo Pró-Empregos, somando investimento de R$ 21,1 milhões, e a WEG em Itajaí, com projeto de R$ 22,9 milhões. A Plasson do Brasil, de Criciúma, teve incentivo por TTD para investimento de R$ 11,7 milhões e a Verdetec Brasil, de Itajaí, um projeto de R$ 14,1 milhões.

Mais investimentos previstos

De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, no começo deste ano mais empresas têm procurado o governo com novos projetos, aproveitando inclusive as melhorias adotadas no Prodec.

– Recebemos mais de R$ 1,5 bilhão de projetos de novos investimentos este ano, que estamos analisando – disse Dreveck.

O secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, falou sobre a disposição do governo de apoiar os empresários, com a atenção necessária, em trabalho em parceria. Isso porque a gestão realizada no governo de Jorginho Mello, segundo ele, visa o desenvolvimento econômico do Estado para os próximos 20 anos.

– Esse modelo de gestão tem três grandes pilares. O primeiro é gente. São as pessoas. Isso faz parte de qualquer companhia, pública ou privada. O segundo grande Pilar é tecnologia, inovação. Com isso, a gente racionaliza processo, a gente qualifica a questão. Mas o terceiro, talvez o principal pilar é justamente a relação com a sociedade. Nós somos o governo liderado pelo governador aqui não tem todas as respostas – disse Siwert, para quem a interação com o setor produtivo é importante.

Entre as autoridades presentes também estavam o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), o presidente da Federação das Associações Empresariais (Facisc) e o representante da Assembleia Legislativa, deputado José Milton Schaefer, além de outros secretários de Estado.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti