nota A

A avaliação do Tesouro Nacional garantiu a Santa Catarina o selo “Nota A” no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. O Estado alcançou a quarta melhor classificação do Brasil, com 97,6% de acertos nas verificações. O ranking posiciona os entes federativos com base na qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

A plataforma tem se tornado cada vez mais importante para a gestão e transparência das finanças públicas no País. Os dados avaliados nesta edição são referentes ao ano passado. Santa Catarina melhorou sua pontuação em relação à edição de 2022, quando havia atendido 96,8% dos requisitos referentes ao ano de 2021.

“A nova pontuação de Santa Catarina no ranking demonstra o compromisso e a excelência que acompanham as melhores práticas contábeis e fiscais em nosso Estado, um reconhecimento a todos que coordenam e normatizam o serviço de contabilidade do Executivo. É mais uma avaliação que confirma nosso Estado como um ambiente favorável à atração de novos negócios e ao desenvolvimento econômico”, destaca o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

Além de receber o selo Nota A, Santa Catarina obteve pontuação máxima em duas das quatro dimensões de avaliação do ranking, que dizem respeito às informações fiscais apresentadas e ao cruzamento entre os dados contábeis e fiscais.

“Santa Catarina sempre esteve na vanguarda da contabilidade do setor público, apresentando bons resultados na avaliação das informações prestadas, o que faz do Estado uma referência em se tratando de responsabilidade fiscal”, avalia o auditor de finanças públicas e diretor em exercício de Contabilidade e de Informações Fiscais da Fazenda, Vagner Alonso Pacheco.

Via SEF/SC