Levantamento exclusivo mostra que 16% são contra; 12% preferiram não se posicionar sobre essa questão. Outros 20% não responderam ao questionário proposto pelo G1.

Imposto único

A adoção do IVA foi citada nos programas de governo de ao menos cinco presidenciáveis nas eleições deste ano. Na Câmara dos Deputados, a PEC 293 de 2004 aborda a reforma tributária e tem, entre suas mudanças, a substituição de uma série de impostos pelo IVA. Essa proposta é analisada por uma comissão especial da Casa.
O IVA é adotado em diversos países do mundo, como os da União Europeia, a Argentina e o Uruguai, e unifica vários tributos federais, estaduais e municipais para evitar a tributação em cascata. Atualmente, uma mesma empresa paga impostos ao município, ao estado e ao governo federal em datas, alíquotas e formas diferentes.
Metodologia

Entre os dias 5 e 23 deste mês, o G1 aplicou aos deputados um questionário sobre 18 temas que deverão constar da pauta de debates legislativos.
Todos os 513 deputados foram contatados – 412 (80%) responderam e 101 (20%) não responderam ou prometeram enviar as respostas, mas não o fizeram.
Parte dos deputados respondeu pessoalmente ou por telefone e outra parte por e-mail, aplicativos de mensagens ou por intermédio das assessorias. Todos foram informados de que a divulgação das respostas não será feita de forma individualizada.

* Participaram do levantamento: Adriane Schultz, Aline Ramos, Carol Prado, Carolina Dantas, Cauê Fabiano, Cauê Muraro, Cesar Soto, Clara Velasco, Darlan Alvarenga, Elida Oliveira, Elisa Clavery, Fabiano Costa, Felipe Grandin, Fernanda Calgaro, Gabriela Caesar, Gustavo Garcia, Karina Trevizan, Lara Pinheiro, Laura Naime, Lucas Vidigal, Luiz Guilherme Gerbelli, Marília Neves, Marina Franco, Marta Cavallini, Mônica Aquino, Paula Paiva Paulo, Rafaela Putini, Ricardo Novelino, Rodrigo Ortega, Taís Laporta, Thaís Matos, Thiago Lavado e Thiago Reis

Fonte: G1 – Via Fenafisco