material constr 2ricardoduartebd

O crescimento de 17,8% da receita estadual em outubro frente ao mesmo mês de 2019 – variação recorde segundo a Secretaria de Estado da Fazenda – foi puxado por alguns setores econômicos. A maior alta ocorreu em materiais de construção, com 49,6% mais frente ao mesmo mês do ano passado. Além do forte crescimento do consumo e de mudanças tributárias, o crescimento da arrecadação de Santa Catarina também avançou com o constante trabalho de fiscalização, usando tecnologias, observa o presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina (Sindifisco), José Antônio Farenzena.

Entre os setores que tiveram mais avanço na arrecadação em agosto, o segundo lugar no ranking foi do agronegócio, com alta de 37,8%, seguido pela indústria metalmecânica, com 24,1%. Dois setores importantes do comércio e serviços que também avançaram acima de 20% foram os supermercados e as transportadoras, respectivamente.

Conforme Farenzena, apesar da pandemia a equipe de fiscais do Estado segue trabalhando intensamente, usando tecnologias. Isso também tem ajudado no resultado da arrecadação melhor do que a média nacional.

Uma novidade é o aplicativo Malhas Fiscais, que passou a ser usado em setembro. Ele ajuda a apurar irregularidades na arrecadação e acelera as equalizações, com a cobrança de débitos.

A acelerada na venda de materiais de construção em Santa Catarina e também no Brasil não tem uma única causa. Além do auxílio emergencial, que melhorou as receitas das famílias, o crédito barato para construção e os investimentos em imóveis em função dos juros baixos também influenciam. A última pesquisa do IBGE sobre vendas de materiais de construção, relativa a agosto frente ao mesmo mês de 2019, apurou alta de 25% em SC e de 24% no Brasil. Os números da Fazenda do Estado mostram resultado ainda melhor nos meses de setembro e outubro desse que é o setor que mais movimenta a economia e gera empregos.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti