Santa Catarina fechou maio com alta de 15,8% no faturamento das exportações frente ao mesmo mês de 2016. Mas o resultado poderia ter sido melhor se a Operação Carne Fraca não tivesse causado o desastre de cancelar muitos contratos. É que as exportações de frango de SC caíram 4,7% no mês, com recuo maior da Arábia Saudita, número um em importação do produto no mundo.

O país suspendeu compra de carnes de frango e boi seis dias após o início da operação, que foi em 17 de março. Os impactos nas exportações são longos. Destaques positivos foram motores elétricos, com alta de 41,9%, e madeiras, 46,9%. As importações da Alemanha caíram 19%, o que indica queda de investimentos.

Mudança
A secretaria da Fazenda do Estado mudou a diretoria de Administração Tributária. O novo titular é o auditor fiscal Ari Pritsch, servidor de carreira há 39 anos e especializado em auditoria, gestão fazendária, qualidade e produtividade. Ele foi escolhido pelo novo secretário Almir Gorges e vai suceder Julio Fazoli.

Via DC – Coluna Estela Benetti