Após três anos de crise, as expectativas positivas se proliferam neste Natal diante da série de indicadores que sinalizam crescimento da economia e das vendas. Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), Ivan Tauffer, o Natal pode ser o início de um bom ano ao setor no Estado. Pesquisa da entidade apurou que 60% dos lojistas de SC projetam vender mais este mês frente a dezembro de 2016. A recuperação do varejo já começou, mas há muito a compensar ainda.

Boas vendas

O presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, acredita que o Natal permitirá ao setor terminar bem 2017 e marcará o início de um novo ano promissor. — Na sequência temos as liquidações de janeiro e a receita trazida pelos turistas. Uma parcela das famílias recuperou o poder de compra e isso trará bons resultados. A FCDL/SC disponibilizou aos seus associados uma campanha de publicidade para atrair clientes, fidelizá-los, aumentar o tíquete médio, entre outras ações. Devemos aproveitar a oportunidade — disse Tauffer.

Para 2018

Com otimismo moderado. É assim que os lojistas catarinenses estão vendo o ano que vem. Conforme Ivan Tauffer, dá para perceber uma  recuperação na economia, mas ainda muito lenta diante do necessário.  — Também há muitas questões políticas indefinidas — e elas são essenciais para o ambiente econômico — e entre essas a reforma da Previdência é mais importante – afirmou.  A expectativa do empresário é que o Brasil eleja ano que vem um presidente alinhado com as reformas que promovam uma redução do tamanho do Estado, mantenha juros e inflação baixos.

Em Santa Catarina

Na avaliação do presidente da FCDL, Ivan Tauffer, a economia catarinense apresenta situação mais favorável, mas não dá para esmorecer. O agronegócio, mola-mestra da economia de grande parte do Estado, necessita de obras de infraestrutura para não perder a competitividade. Para ele, SC também precisa reduzir o tamanho do Estado para ter mais recursos para a segurança, saúde e educação.

Via NSC – Coluna Estela Benetti