posse da cipa

Eleição dos novos membros foi realizada na Escola Fazendária, em Florianópolis, durante cerimônia nesta segunda-feira, 31

Em solenidade realizada na segunda-feira, 31, na sede da Escola Fazendária (ESFAZ),  foi dada posse aos 23 novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Saúde Ocupacional (CIPA) da Secretaria de Estado da Fazenda.  A cerimônia contou com a participação do secretário-adjunto Almir Gorges, que na ocasião representou o secretário Antonio Gavazzoni.  Esta é a segunda comissão instituída na SEF. Os membros cumprirão mandato de dois anos (2015/2017).

Ao cumprimentar os novos integrantes e agradecer o trabalho realizado pelos primeiros gestores da CIPA, o secretário-adjunto Almir Gorges ressaltou a necessidade de que todos tenham a mente aberta para novas ideias. Agradecida pelo reconhecimento dado pelo secretário-adjunto ao trabalho da CIPA, a analista Ana Maria Duarte entregou a presidência ao contador Ozemar Wilmer. “Eu tive a honra de contar com uma equipe aguerrida, dinâmica e proativa”, disse a ex-presidente Ana Maria.

Em seu discurso de posse, o novo presidente pediu o comprometimento dos gestores nas ações locais e defendeu a necessidade de interiorizar as reuniões da CIPA. O contador Ozemar Wilmer foi ainda desafiado pelo auditor fiscal Pedro Hermínio a criar um projeto-piloto de reciclagem de lixo. A ideia é iniciar na própria ESFAZ.

CIPA – A Comissão de Prevenção de Acidentes e Saúde Ocupacional foi criada para atender à Lei 14.609/2009, que institui o Programa Estadual de Saúde Ocupacional do Servidor Público. A lei estabelece que todos os órgãos públicos do Estado devam implantar comissões, responsáveis por prevenir as condições de risco nos ambientes de trabalho e por todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do servidor.

A comissão tem o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho da secretaria. Para isso, foi elaborado um mapa, com a participação dos servidores, identificando riscos e problemas. Também foi realizado um plano de trabalho que possibilita as ações preventivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

A implantação da CIPA na Secretaria da Fazenda iniciou em maio de 2012, sob responsabilidade da Gerência de Gestão de Pessoas da Diretoria Administrativa e Financeira. Uma comissão eleitoral foi nomeada para realizar o processo , que elegeu os oito membros da “Comissão da CIPA” e mais 16 membros designados, que representam cada um dos estabelecimentos da Secretaria.

SAIBA MAIS / Membros da CIPA – SEF:

DIRETORIA

CIPEIRO

Presidente Ozemar Willmer
Vice Presidente Ana Maria Duarte
Diretor Financeiro Marcelo Manoel Barbosa
Secretária Zélia Wesendonck Bunn
Secretária Adjunta Antônia J. Florindo
Representante Centro Adm. Michela Aparecida Scutz
Representante DIAG Nair W. da Silva
Representante COSEF/TAT e CPF Neusa Batista Serpa

UNIDADES

CIPEIRO DESIGNADO

1ª GERFE/Fpolis Iara Regina Lopes Dadam;
2ª GERFE/itajai Tania Maria Winter
3ª GERFE/Blumenau Álvaro Girardi
4ª GERFE/Rio do Sul Osnir Cucco
5ª GERFE/Joinville Afonso Arinos Amorim