Em solenidade realizada na segunda-feira, 31, na sede da Escola Fazendária (ESFAZ), foi dada posse aos 23 novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Saúde Ocupacional (CIPA) da Secretaria de Estado da Fazenda. A cerimônia contou com a participação do secretário-adjunto Almir Gorges, que na ocasião representou o secretário Antonio Gavazzoni. Esta é a segunda comissão instituída na SEF. Os membros cumprirão mandato de dois anos (2015/2017).
Ao cumprimentar os novos integrantes e agradecer o trabalho realizado pelos primeiros gestores da CIPA, o secretário-adjunto Almir Gorges ressaltou a necessidade de que todos tenham a mente aberta para novas ideias. Agradecida pelo reconhecimento dado pelo secretário-adjunto ao trabalho da CIPA, a analista Ana Maria Duarte entregou a presidência ao contador Ozemar Wilmer. “Eu tive a honra de contar com uma equipe aguerrida, dinâmica e proativa”, disse a ex-presidente Ana Maria.
Em seu discurso de posse, o novo presidente pediu o comprometimento dos gestores nas ações locais e defendeu a necessidade de interiorizar as reuniões da CIPA. O contador Ozemar Wilmer foi ainda desafiado pelo auditor fiscal Pedro Hermínio a criar um projeto-piloto de reciclagem de lixo. A ideia é iniciar na própria ESFAZ.
CIPA – A Comissão de Prevenção de Acidentes e Saúde Ocupacional foi criada para atender à Lei 14.609/2009, que institui o Programa Estadual de Saúde Ocupacional do Servidor Público. A lei estabelece que todos os órgãos públicos do Estado devam implantar comissões, responsáveis por prevenir as condições de risco nos ambientes de trabalho e por todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do servidor.
A comissão tem o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho da secretaria. Para isso, foi elaborado um mapa, com a participação dos servidores, identificando riscos e problemas. Também foi realizado um plano de trabalho que possibilita as ações preventivas na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
A implantação da CIPA na Secretaria da Fazenda iniciou em maio de 2012, sob responsabilidade da Gerência de Gestão de Pessoas da Diretoria Administrativa e Financeira. Uma comissão eleitoral foi nomeada para realizar o processo , que elegeu os oito membros da “Comissão da CIPA” e mais 16 membros designados, que representam cada um dos estabelecimentos da Secretaria.
SAIBA MAIS / Membros da CIPA – SEF:
|
DIRETORIA |
CIPEIRO |
| Presidente | Ozemar Willmer |
| Vice Presidente | Ana Maria Duarte |
| Diretor Financeiro | Marcelo Manoel Barbosa |
| Secretária | Zélia Wesendonck Bunn |
| Secretária Adjunta | Antônia J. Florindo |
| Representante Centro Adm. | Michela Aparecida Scutz |
| Representante DIAG | Nair W. da Silva |
| Representante COSEF/TAT e CPF | Neusa Batista Serpa |
|
UNIDADES |
CIPEIRO DESIGNADO |
| 1ª GERFE/Fpolis | Iara Regina Lopes Dadam; |
| 2ª GERFE/itajai | Tania Maria Winter |
| 3ª GERFE/Blumenau | Álvaro Girardi |
| 4ª GERFE/Rio do Sul | Osnir Cucco |
| 5ª GERFE/Joinville | Afonso Arinos Amorim |
| 6ª GERFE/Porto União | (não confirmado) |
| 7ª GERFE/Joaçaba | José Carlos Arbugeri |
| 8ª GERFE/Chapecó | Clair Donzelli da Silva |
| 9ª GERFE/Curitibanos | Aldo de Jesus Neves |
| 10ª GERFE/Lages | Maria Lucia Brasil Oliveira |
| 11ª GERFE/Tubarão | José Curt dos Santos |
| 12ª GERFE/Criciuma | Jucélio de Souza Kindermann |
| 13ª GERFE/São Miguel do Oeste | Juarez de Lara Ramos |
| 14ª GERFE/Mafra | João Maria Costin |
| 15ª GERFE/Araranguá | Márcia Regina Petry de Souza |
Via SEFAZ/SC

