A leitura que se faz dos sindicatos, na sua maioria, é que estão à mercê das categorias profissionais: reivindicando melhorias salariais; condições adequadas para o exercício do trabalho; ajustes na carga horária, e por aí vai. Quando não atendidos, paralisação.
Não é o que tem demonstrado o Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina. Sem deixar de atender os anseios da classe, vem procedendo além das costumeiras “ditas brigas”. A missão de representar os auditores fiscais do Estado de Santa Catarina, promovendo a valorização da atividade fiscal e a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses, está muito bem coordenada pelo seu presidente, o auditor fiscal Fabiano Dadam Nau.
Sem desviar a atenção da responsabilidade com o cidadão, foca na receita e nas despesas, ao defender o interesse público em questões que tratam de matéria tributária e ao acompanhar a destinação e aplicação da receita tributária.
Mas seus objetivos vão além, tais como: realizar e divulgar estudos e pesquisas técnico-científicas; organizar e executar projetos, cursos, concursos, treinamentos, eventos; editar livros e periódicos; pugnar pela inclusão nos currículos escolares de matérias que versem sobre tributos e sua aplicação; assessorar entes e agentes da administração pública; e cooperar com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, com objetivos coincidentes.

E tem mais
Atualmente, com as alterações na lei trabalhista extinguindo a obrigatoriedade da contribuição sindical, mais do que nunca a direção e sindicalizados devem agir unidos. Razão maior na aplicação em capacitação dos seus colaboradores, formando assim um dos seus pilares. A lista de necessidades é grande. Para o próximo mês está programado o curso de “Oratória avançada com técnicas de memorização”, que será ministrado pelo amigo e comunicador professor Acácio Garcia. O domínio da comunicação é de suma importância para o desempenho da função de auditor fiscal perante à sociedade.

Investimento pessoal

O envelhecimento do quadro de servidores (uma realidade no país) também preocupa a direção. Em maio: “Preparação para Aposentadoria (PPA)”. O curso abordará aspectos diversos relacionados ao planejamento pessoal, comportamental e profissional, visando ao ingresso numa outra etapa da vida, a da aposentadoria. E também haverá o de “Finanças Pessoais e Investimentos”. Afinal não basta ter renda compatível, é preciso que se tenha planejamento nos gastos, para desta forma oportunizar a melhor aplicação.

Renúncia Fiscal

A polêmica matéria será objeto de discussão no próximo dia 23, no Hotel Majestic, na capital. Numa parceria entre Sindifisco e Federação dos auditores fiscais, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, fará a abertura. A programação contará com as seguintes palestras: “A experiência do Tribunal de Contas do Estado na Fiscalização das Renúncias Fiscais”, com Adircélio de Moraes, vice-presidente TCE; “Aspectos da Renúncia Fiscal no Federalismo Brasileiro”, ministrado por Rafael Carlos Camera, auditor fiscal do Estado do Pará e vice-presidente do Sindifisco-Pará; “Gastos e Renúncias Tributárias e Panorama Geral: Internacional e Particularidades do Caso Brasileiro”, com Fernando Gaiger – pesquisador do Ipea; e, por fim, a apresentação do Plano de Trabalho do GT – Renúncias Fiscais – pela Fenafisco. Vale a pena conferir.

Refletindo
“Se depender da gente, Santa Catarina vive melhor”. Sindifisco. Uma ótima semana!

Via Coluna Fisco e Cidadania – Por Pedro Hermínio Maria