O coordenador do ODP.Santa Catarina, o auditor interno do Poder Executivo André Pinheiro, participou nesta quarta-feira (27) da programação da 2ª Semana Acadêmica da Administração Pública da Udesc. Ele apresenta o Observatório de Despesa Pública como ferramenta de controle e transparência e na sequência participa de uma mesa de debates com o superintendente da CGU/SC, Orlando Castro Junior, o auditor interno Jaime Klein, que na oportunidade representa o Observatório Social de São José, e o Alexander Pereira, do Você Pode Mais Brasil.
Voltada aos estudantes de Administração Pública, a programação ao longo dos cinco dias inclui palestras, mesas de debates, oficinas, minicursos e até uma viagem de visita técnica ao município de Ibirama. As apresentações terão transmissão ao vivo pelo link vc.udesc.br, visando possibilitar a participação do público também à distância.
Promovido pelo Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij) e pelo Departamento de Administração Pública (DAP) da Udesc Esag, o evento faz parte do projeto de ensino “DAP em Movimento”.
ODP.estadual
O Observatório da Despesa Pública é responsável por produzir informações estratégicas que visam apoiar e acelerar a tomada de decisões, por meio do monitoramento dos gastos públicos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.
Para reproduzir o modelo de atuação do ODP nos estados brasileiros, a CGU criou o ODP.estadual. Atualmente, a iniciativa conta com a participação de 13 estados: Bahia, Santa Cataria, Alagoas, Ceará, Espirito Santo, Paraná, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia.
Via SEFAZ/SC