evento logistica 720x405 1

Autoridades nacionais e estaduais se reuniram nesta quinta (29) para discutir o assunto, na Alesc

Autoridades nacionais e de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram nesta quinta-feira (28) no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para debater os desafios e futuro da infraestrutura logística do Sul do país.

Entre os temas debatidos está a questão orçamentária do setor e a situação atual das rodovias catarinenses. Além disso, o futuro das ferrovias e os próximos investimentos na área foram assunto do debate.

Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), presidente da Câmara Temática Ferroviária da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), o transporte ferroviário é mais barato, mais sustentável e mais rápido que o rodoviário.

As prioridades, agora, são os estudos básicos de engenharia e projeto executivo da ferrovia da integração, que deve conectar o Oeste ao litoral catarinense, para depois concessionar e buscar apoio internacional. A segunda prioridade seria a ferrovia Norte-Sul, que para Uczai, é de grande importância.

— Ela pode levar não só para os portos, mas para os grandes centros o produto feito aqui — afirma.

Encontro debate situação dos portos

A ministra interina de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, também esteve no evento, participando do Painel Portuário e Hidroviário. Ela afirma que eventos como este são extremamente importantes para o avanço dos setores no Brasil.

— Nada mais relevante do que estarmos aqui ouvindo as demandas dos parlamentares, que são representantes da sociedade, levando para o Ministério e discutindo como podemos levar adiante todas essas obras que estão sendo pleiteadas — afirma.

Ela afirmou que o Ministério acompanha de perto a situação do Porto de Itajaí, e afirmou que o leilão de concessão definitiva do terminal deve ocorrer, no máximo, no início de 2025. Já foi feita a concessão provisória, por dois anos, do porto, e a empresa vencedora deve iniciar os trabalhos até julho.

Outra situação é a segunda pista do Aeroporto de Navegantes. Segundo ela, deve ser feita uma proposta conjunta (entre Ministério, governo do Estado e a empresa concessionária do aeroporto, a CCR) para avaliar a demanda do aeroporto, que deve justificar a nova pista.

Via NSCTotal