O secretário de Estado da Fazenda Paulo Eli não titubeia quando é indagado sobre a situação financeira do governo e o cronograma de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais.

Em entrevista ao Grupo ND, o número 1 do governo Moisés, o assessor que tem viabilizado as ações de governo nestes tempos difíceis de pandemia, foi incisivo ao garantir. “Os salários dos servidores públicos de Santa Catarina serão pagos em dia. O cronograma de
pagamento dos vencimentos está mantido. Prevê o pagamento integral da gratificação natalina em dezembro. O governo já está fazendo a provisão para o 13º salário”.

O secretário declara-se um técnico realista e diz que a projeção está baseada nos fatos. A arrecadação caiu menos em junho e as primeiras indicações são de recuperação agora em julho. Os técnicos também identificam a retomada da economia catarinense, com previsões de que no início de agosto, salvo o inesperado. ficará entre 90% e 100% do normal.

Nos cálculos do secretário da Fazenda a queda média da arrecadação no primeiro semestre foi de 5,4%. Para fundamentar suas previsões, três realidades: 1. O governo já vem fazendo provisionamento para o pagamento do 13º salário no mês de dezembro; 2. Em julho e agosto, o tesouro receberá do governo federal cerca de RS 580 milhões, referentes às chias últimas parcelas de um total de RS 1.15 bilhão; 3. O Estado está, também, liberado do pagamento da dívida pública.

Paulo Eli cumpre outra função política relevante. Mantém boa relação com o setor produtivo e esta semana articulou com a Assembleia Legislativa para definir a liberação das emendas parlamentares impositivas.

Via Jornal ND – Coluna impressa Moacir Pereira