A Secretaria de Estado da Fazenda passou a disponibilizar para o público contribuinte um sistema online que permite o acesso, de forma centralizada e transparente, a informações sobre movimentações tributárias, através de lançamentos de débitos e créditos dos impostos específicos da empresa.

O Sistema da Conta Corrente Fiscal, é uma ferramenta que apresenta todos os débitos e créditos dos contribuintes por período de referência e forma de recolhimento. Por ele será possível ter o detalhamento dos processos fiscais e demais informações referentes à empresa num mesmo lugar.

Segundo explica o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, o sistema de Conta Corrente Fiscal foi concebido para aumentar a transparência sobre as informações, aliando funcionalidade, interatividade e facilidade de visualização das informações. “O sistema foi elaborado para que o contribuinte tenha ainda mais acesso aos dados da sua empresa com fácil entendimento das informações ali contidas. É um extrato de tudo o que ocorre com a empresa em relação ao Fisco estadual”, explicou.

Para acessar o sistema, o contribuinte — através do certificado digital — seleciona a opção “Consulta” do Sistema “Conta Corrente” no Menu Principal do site da Sefaz (www.sefaz.se.gov.br). Para sanar dúvidas, é possível manter contato através dos e-mails isabel.carvalho@sefaz.se.gov.br ou ednar.araujo@sefaz.se.giov.br, ou ainda pelo telefone (79) 3216-7290.

Passos acrescenta que o sistema é mais um avanço nos projetos de modernização que o Governo do Estado vem implantando na Secretaria da Fazenda. “Especificamente na área de Gestão Tributária, tivemos a Virtualização dos Processos Administrativos e Fiscais, a criação do Domicílio Eletrônico, também o Diário Eletrônico e a criação de sistemas integrados para auditoria e fiscalização a estabelecimentos, entre outras iniciativas, voltadas para a melhoria da eficácia da atuação dos auditores. Essa automatização dos nossos processos representa uma revolução tecnológica à disposição do auditor para aumentar a eficiência da Sefaz nas suas atividades”, avalia.

Os projetos de modernização a que se refere o secretário da Fazenda estão ligados, direta ou indiretamente, ao Promofaz, que está promovendo a reestruturação da Sefaz por meio de investimentos aplicados na recuperação física e de equipamentos e também no desenvolvimento de um suporte tecnológico voltado para a dinamização da atuação da secretaria enquanto órgão de gestão das finanças públicas. “O foco dos investimentos é promover ganhos de eficiência e eficácia da nossa atuação. O Governo do Estado está determinado na modernização do Fisco e no fortalecimento institucional da secretaria, inclusive preparando nossos auditores para a utilização das novas ferramentas de fiscalização e monitoramento”, acrescentou Jeferson Passos.

Fonte: Sefaz/PE