Levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) mostra que os pequenos negócios do setor de construção de edifícios foram os que mais geraram empregos no Brasil, no ano passado (87,6 mil vagas). Em seguida, aparecem os segmentos de Restaurantes (com 68 mil empregos) e Serviços de Escritório e Apoio Administrativo (44 mil vagas). Entre as cinco atividades que mais abriram postos de trabalho em 2022, estão ainda Lanchonetes e similares (38,4 mil) e o Comércio Varejista em Geral – Supermercados (36 mil empregos).

caged1

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa confirma o bom momento da indústria da construção e a consistente retomada do segmento de restaurantes, duramente atingido pela pandemia de Covid-19. “O mercado imobiliário aquecido pelo aumento do trabalho em home office impulsionou os resultados na geração de novos empregos nas pequenas empresas da construção civil, e os restaurantes mostraram números vigorosos, indicando que eles deixaram – definitivamente – a crise para trás”, comenta.

Ainda segundo Carlos Melles, o bom desempenho do segmento de Serviços de Escritório e Apoio Administrativo é resultado do crescimento da abertura de pequenos negócios em 2022, que foi superior ao período que antecede a pandemia.

caged2

Em 2019, foram criadas pouco mais de 3 milhões de pequenas empresas. No ano passado, foram 3,6 milhões de novos empreendimentos, maior número de empresas de pequeno porte abertas nos últimos quatro anos. “Essas novas empresas demandam mais serviços de apoio administrativo, o que também aqueceu a geração de empregos”, avalia o presidente do Sebrae.

caged3

Via Sebrae