nidecembracopatrickrodrigues

Pesquisa exclusiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre inovação apurou que 80% das empresas do setor inovaram durante a pandemia. Em função disso, tiveram aumento de lucro, produtividade e competitividade. Do total de entrevistadas, apenas 13% não investiu em inovação no período.

A pesquisa, que foi realizada junto a 500 grandes e médias empresas do setor pelo Instituto FSB, é revelada na véspera do lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que será nesta quarta-feira. O cofundador da Apple, engenheiro Steve Wozniak, será o palestrante desse evento virtual, que está com inscrições abertas.

Apesar dos bons resultados, a pesquisa da CNI alertou que falta a empresas do setor uma visão mais estratégica voltada à inovação. Do total de empresas entrevistadas, 51% não têm um setor específico de inovação e 63% não contam com orçamento reservado para inovar. Além disso, 65% não têm profissionais exclusivos para essa área.

Para os próximos três anos, as indústrias informaram na pesquisa do FSB que necessitam inovar em relação ao consumidor (36%), em processos (35%) e em produção (31%). Questionadas sobre dificuldades para inovar, 19% apontaram falta de recursos financeiros de fontes externas, 8% apontaram o cenário econômico externo, 7% a dificuldade para contratar profissionais e 8%, falta de profissionais qualificados.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o caminho para a retomada do crescimento e recuperação da economia brasileira passa pela inovação. Segundo ele, diante de pandemias assustadoras como a Covid-19, o estímulo à inovação é primordial.

Interessados em acompanhar o evento do pré-lançamento do congresso com a palestra de Steve Wozniak nesta quarta-feira podem se inscrever gratuitamente no http://www.congressodeinovacao.com.br. A programação começa às 9h20min e a palestra do cofundador da Apple será mais no final. O evento de inovação, que será em março do ano que vem, em São Paulo, é uma promoção conjunta da CNI e do Sebrae nacional.

Via NSCTotal – Coluna estela Benetti