brinquedosdiorgenespandini

O comércio catarinense está preparado para o Dia das Crianças, 12 de outubro e a expectativa é de vendas em alta. A Federação das CDLs do Estado (FCDL/SC) fez pesquisa junto a lojistas nas maiores cidades catarinenses e apurou que 78% projetam vendas iguais ou maiores do que no mesmo período do ano passado. Entre os entrevistados, 63% projetam tíquete médio de R$ 150.

A Fecomércio/SC fez a pesquisa sobre intenção de compras dos consumidores para o Dia das Crianças. Apurou que, em média, as famílias pretendem gastar R$ 173, o que significa 4,1% a menos do que no mesmo período do ano passado. Mas quando a entidade considera local e tipo de presente, quem vai a shopping ou comprará pela internet investirá mais do que os R$ 173.

Ambos levantamentos apuraram que brinquedos, confecções, calçados e eletrônicos vão predominar. A intenção de presentear livros é baixa. No levantamento da Fecomércio, 47% informaram que pretendem dar brinquedos e apenas 1,9% planeja dar livro.

Para o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, entre as razões principais para o otimismo com a data estão os juros baixos, inflação baixa, o pagamento do auxílio emergencial e o otimismo maior com relação à economia ainda em meio à pandemia. A pesquisa das CDLs apurou também que 52% das lojas podem atender, tanto de forma presencial quanto online para a data.

Os lojistas catarinenses têm razão em estar mais otimistas porque a retomada da economia do estado nesse pós-pandemia ocorre em ritmo maior que a média do país. Um exemplo é a geração de novos empregos pelo terceiro mês consecutivo de acordo com o Caged. Em agosto foram mais 18,3 mil novas vagas.

Para a data, vão predominar presentes feitos no Brasil, tanto confecções, calçados, como boa parte dos brinquedos porque o dólar está alto desde o início do ano. Por isso, as importações ficaram mais caras, o que leva as lojas a restringir esses itens.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti