Pequena empresa computador

Maioria das pequenas empresas em SC tive resultados econômicos melhores no último trimestre do ano

Em sintonia com o desempenho da economia catarinense nos últimos três meses do ano passado, 38% dos pequenos negócios do Estado registraram crescimento de faturamento nesse período frente aos mesmos meses de 2022. E o número de empresas que fechou o trimestre com lucro chegou a 45,9%.

Essas informações são da pesquisa Tendência Conjuntural para os Pequenos Negócios (PNE) de SC, divulgada pelo Observatório de Negócios do Sebrae Santa Catarina.

Segundo a sondagem, do total de pequenas empresas do setor industrial, 41% apontaram que tiveram aumento de vendas no período e 14% alcançaram crescimento do faturamento.

A pesquisa mostrou também que 32,3% dos pequenos negócios tiveram queda nas vendas na mesma comparação. O maior número de empresas afetadas foi no setor de serviços. Uma das causas principais foram as enchentes de outubro e novembro.

– Mesmo sendo historicamente o melhor trimestre do ano, os resultados revelam que a recuperação segue passos lentos, ainda sem alcançar resultados vistos até 2021, onde o aumento de vendas no trimestre variava de 50% a 60% – comentou a analista de dados e coordenadora do Observatório Sebrae, Amanda Maciel da Silva.

Uma informação importante dessa pesquisa envolve o uso de tecnologias. Quase sempre favorável. Segundo a sondagem, das pequenas empresas que se empenharam em usar ferramentas tecnológicas para vendas, 50,2% registraram aumento de vendas. Das que não usaram tecnologias, apenas 27,1% tiveram vendas maiores.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti