rio do sul

Cidade Única é uma iniciativa do IEL com o Sebrae-SC

Com o objetivo de colaborar para a melhoria da gestão municipal pelo uso de dados de forma inteligente, o Instituto Euvaldo Lodi, por meio do Observatório Fiesc e em parceria com o Sebrae-SC, lançou nesta segunda-feira (09) a plataforma Cidade Única. Ela reúne uma série de indicadores econômicos e sociais e permite comparações entre os mesmos.

De acordo com o IEL, é possível comparar cidades de qualquer estado e fornecer análises e sugestões para o planejamento da gestão municipal. A plataforma surgiu a partir do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae-SC e permite cruzar, ao mesmo tempo, dados de até 10 municípios.

A Cidade Única oferece dados sobre demografia, social, infraestrutura, orçamento público, economia, setor primário, saúde, educação e potencial de consumo. Os 110 municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora, implantado pelo Sebrae-SC, foram os primeiros a terem acesso à plataforma.  

– São disponibilizadas informações fundamentais para a organização e execução de serviços no âmbito local, extraídas em mais de 40 bases públicas, com pelo menos cinco anos de série histórica. Por isso, a ferramenta pode auxiliar na transformação em ‘cidades inteligentes’, mais planejadas, desenvolvidas e sustentáveis – explica o presidente em exercício da Fiesc, Gilberto Seleme. 

Para o superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, as informações em uma plataforma, como disponibiliza o Cidade Única, permitem ao gestor público criar um planejamento estratégico e constituir políticas públicas com base nas necessidades dos municípios.

– A gestão inteligente de dados é uma aliada do setor público – destaca Carlos Henrique Fonseca, do Sebrae-SC.

Segundo Pedro Maranhão, gestor da nova plataforma, ela está sendo atualizada constantemente. Isso significa incluir novas funcionalidades atualização dos indicadores. Para consultar os dados da Cidade Única, é preciso fazer um cadastro no site www.cidadeunica.com.br

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti