tupy20corona20ferias20coletivas1

A produção industrial de Santa Catarina fechou julho com alta de 10,1% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo a pesquisa mensal do IBGE. Nessa mesma base de comparação, o setor cresceu 10,3% em junho e 5,7% em maio, após cair 17,7% em março e 14,2% em abril. A recuperação ficou um pouco acima da nacional em julho (8%) e avançou pricipalmente por duas razões, conforme análise para a Federação as Indústrias do Estado (Fiesc), feita por três economistas: o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pablo Bittencourt, e os analistas de inteligência industrial do observatório Marcelo de Albuquerque e Mariana Atique.

Segundo eles, dos 23 setores industriais acompanhados pela federação, somente três ainda não alcançaram o nível de atividade de fevereiro, antes do início da crise do novo coronavírus. Um desses setores ainda em dificuldades é o de confecções. E um dos que registram crescimento acima do esperado é o de construção civil.

Os economistas atribuíram essa aceleração principalmente ao acréscimo de renda do auxílio emergencial de R$ 600. Até porque, das pessoas que ficaram em isolamento, muitas decidiram poupar o que não gastaram em função da pandemia ao invés de consumir. Teve gente que levou até dinheiro para guardar no colchão porque não tinha conta bancária. Outro fator que ajudou a indústria catarinense foi a sua diversificação elevada, pronta a atender muitos setores de consumo.

– Se somarmos a isso, os elevados níveis de capacidade instalada da indústria e de indivíduos dispostos a trabalhar, além da tendência a manutenção do juro em níveis baixos e a correta decisão de manter o auxílio emergencial, concluímos que estão dadas condições fundamentais para uma recuperação econômica mais sólida nos próximos meses – afirmaram os economistas.

Apesar disso, eles alertam que ainda não é possível prever um final feliz porque o mundo está em recessão e, além disso, governos e empresas estão muito endividados.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti