porto sfs easy resize.com 1280x700 1 1

Porto de São Francisco do Sul movimentou, em janeiro, 1,2 milhão de toneladas, 50% a mais do que no mesmo período do ano passado (828 mil toneladas). As exportações somaram 707 mil toneladas, o dobro que no primeiro mês de 2022, quando 363 mil toneladas foram enviadas ao exterior.

O milho foi o principal responsável por essa alta, alcançando 604 mil toneladas, o que significa um recorde histórico para o mês de janeiro. Nesses 30 dias, nove navios partiram de São Francisco do Sul, carregando uma média de 67 mil toneladas de milho cada um.

Entre os demais produtos exportados pelo Porto, em janeiro, destaque para madeiras (34 mil toneladas), celulose (20 mil toneladas) e óleo vegetal (18 mil toneladas).

Já a importação de mercadorias chegou a 547 mil toneladas neste primeiro mês de 2023, aumento de 17%, se comparado ao mesmo período de 2022 (466 mil toneladas).

Os produtos siderúrgicos (bobinas, chapas e barras de aço) encabeçam a lista com 314 mil toneladas, seguido por fertilizantes (167 mil toneladas) e pedras de mármore (47 mil toneladas).

O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, comemorou o aumento na movimentação de janeiro e garantiu que o complexo portuário está preparado para a safra recorde deste ano.

“A nova administração do Porto está acelerando os investimentos necessários no Terminal Graneleiro, com nova pavimentação rodoviária e revitalização do acesso ferroviário, além da manutenção do corredor de exportação, com vistas a assegurar que São Francisco do Sul possa ser uma alternativa logística eficiente e vantajosa para os exportadores”, disse, acrescentando que, nos últimos meses, foram investidos R$ 8,5 milhões nas obras do Terminal Graneleiro.

Dados gerais do Porto de São Francisco

  • Maior porto público em movimentação de carga de Santa Catarina;
  • 5º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros;
  • 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral;
  • Sete berços de atracação de navios, numa extensão de 1,5 km.

Via TVBV