O Porto de São Francisco do Sul, localizado em Santa Catarina, receberá investimentos no canal de acesso, na área de segurança e na sede administrativa em 2015. Já no primeiro trimestre haverá investimentos na ordem de R$ 10 milhões para melhorias de infraestrutura. O planejamento para 2015 foi confirmado em setembro, após a renovação do contrato de delegação do porto ao Governo do Estado por mais 25 anos.

Os investimentos vão permitir um crescimento ainda maior do porto, aposta o presidente Paulo Corsi. Segundo ele, o desempenho recorde em movimentação de cargas em 2013 abriu caminhos para uma sequência de marcas positivas este ano e permite  projetar um futuro ainda melhor. Em 2014, a inauguração do novo berço, o aumento de faturamento e a renovação da delegação ao Governo do Estado foram os pontos mais positivos.

“Se a movimentação de cargas cresce, aumenta também a necessidade de investimentos e passa a ser primordial a realização de projetos que possam assegurar as operações de importação e exportação”, afirma Corsi. No topo da lista está a ampliação do canal de acesso, que vai permitir a entrada de navios com até 360 metros de comprimento. A negociação com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, da Secretaria Especial dos Portos, está bastante avançada e obra deverá ser concluída até 2016.

A qualificação do sistema de segurança é uma das prioridades. Serão feitos investimentos no sistema de monitoramento por câmeras e na tecnologia do controle de acessos. Além disso, haverá obras para melhorar o sistema de iluminação de todo o porto, inclusive com uma subestação de energia própria.

“Estamos garantindo uma tranquilidade jurídica para um longo prazo. Santa Catarina tem uma vocação para o comércio exterior e, por isso, queremos que aqui cresçam e se desenvolvam os portos. O setor portuário catarinense é cada vez mais importante, movimenta cargas em quantidade recorde, gerando empregos e reduzindo o Custo Brasil, por isso achamos que esse é um modelo vitorioso e que merece nossa confiança”, disse o então ministro da Secretaria dos Portos César Borges no momento da assinatura.

Para Paulo Corsi, a renovação do contrato certifica a gestão do porto e a sua importância para a economia de Santa Catarina. “Somos o principal movimentador de carga não conteinerizada do Estado, geramos milhares de empregos e estimulamos toda uma cadeia de produção que tende a crescer ainda mais e promover o desenvolvimento de toda a região”, comemora.

Via Economia SC