porto itapoa

Terminal movimentou 20% a mais do que no ano anterior

O Porto Itapoá é o terminal de contêineres de uso privado com maior crescimento do Brasil no ano de 2023, em relação a 2022 – e está em 4º lugar no ranking da Agência Nacioal de Transportes Aquaviários (Antaq). O anúncio foi feito no evento de Divulgação do Desempenho Aquaviário 2023 nesta quarta-feira (7), em Brasília.

No último ano, o Porto Itapoá movimentou mais de 1 milhão de TEUs (medida que corresponde a contêineres de 20 pés), com aumento de 20,3% em comparação com 2022. Esse incremento – além de ser o maior entre os portos privados – é o maior entre os cinco principais movimentadores de contêineres do Brasil.

A divulgação dos dados contou com a presença de representantes dos principais portos do Brasil e foi conduzido pela Diretoria da Antaq, representada pelo Diretor Geral da entidade, Eduardo Nery, e dos demais diretores Alber Vasconcellos, Wilson Lima Filho e Caio Farias. Também estavam presentes o Secretário Nacional de Transportes Aquaviários, Alex Ávila, o Presidente da Frente Parlamentar de Logística, Senador Wellington Fagundes, e o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Marcos Olsen.

Como adiantado pela coluna, a cerimônia selou o bom resultado dos portos de SC em 2023 – um ano desafiador pelas tragédias climáticas e pela crise no Porto de Itajaí, que impactou os números do Estado. Apesar disso, Santa Catarina teve crescimento acima da média na movimentação dos terminais.

Via NSCTotal – coluna Dagmara Spautz