PortonaveDivulgacao02.jpg

O Porto de Santos é o atual líder brasileiro em movimentação de contêineres

Os portos de Santa Catarina estão projetados para ultrapassar a capacidade do Porto de Santos, atual líder brasileiro em movimentação de contêineres, nos próximos três anos. Esta previsão foi compartilhada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) durante uma reunião recente com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Com um investimento combinado superior a R$ 3 bilhões, os terminais Portonave, em Navegantes, e Porto Itapoá são os grandes protagonistas dessa expansão. Ambos os portos, segundo a Antaq, devem ultrapassar a marca de 5,3 milhões de TEUs (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés) anuais, atualmente registrada em Santos.

A expansão é vista com otimismo, mas também acende um alerta sobre as urgentes necessidades de melhorias em infraestrutura. “A iniciativa privada está respondendo às demandas do mercado, mas precisamos que o setor público acompanhe esse ritmo, especialmente na melhoria das conexões rodoviárias e na gestão de acessos”, explica Lucas Sampaio Ataliba, gerente regional substituto da Antaq.

Os problemas nas rodovias, como a BR-101, já estão impactando o fluxo para os portos, e a expectativa de aumento no tráfego pesado poderia agravar a situação. “O aumento da movimentação nos portos sem uma infraestrutura adequada poderia levar a congestionamentos crônicos e impactar negativamente a eficiência logística do estado”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.

Investimentos detalhados

  • Portonave: Está investindo R$ 1 bilhão para adaptar seu cais para receber navios de até 400 metros de comprimento. Apesar de uma das docas estar fechada temporariamente para obras, a expectativa é que as melhorias permitam um aumento significativo na capacidade operacional.
  • Porto Itapoá: Com a recente expansão que adicionou 200 mil m² ao seu pátio, este porto fortalece sua posição como um dos maiores do Brasil, planejando investir mais R$ 2 bilhões nos próximos anos para aumentar ainda mais sua capacidade.
  • Porto de Imbituba: Planeja investir R$ 95 milhões em melhorias que permitirão acomodar navios maiores e aumentar a eficiência operacional.

A expectativa é que, com a finalização dessas expansões e o aumento da capacidade, os portos de Santa Catarina não apenas superem Santos em volume, mas também se estabeleçam como líderes em eficiência e inovação no setor portuário brasileiro. A competição intensificada entre os portos é vista como positiva, promovendo melhorias e inovações que beneficiam toda a cadeia logística nacional.

Via Visor Notícias