O auditor fiscal Renato Lacerda, filiado ao Sindifisco/SC e presidente da SCPar, acompanhou a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, em uma missão ao Uruguai para discutir a implantação de zonas de processamento de exportação – ZPEs no estado. Durante a visita, eles se reuniram com autoridades do Ministerio da Economia e representantes do setor privado, buscando adaptar o modelo uruguaio de zonas francas para a realidade catarinense.
A implantação da ZPE de Imbituba e os estudos para criação de uma nova ZPE em Lages são vistos como uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, atraindo investimentos e promovendo a competitividade das empresas locais no mercado internacional.
Para Lacerda, a iniciativa ressalta a importância da abertura para a gestão privada: “Há mais de 30 anos, a ZPE foi criada em Imbituba, mas so em 2031 abriu-se a possibilidade de a iniciativa privada poder fazer a gestão e o desenvolvimento de ZPE. Esse movimento é essencial para garantir eficiência e inovação na administração desses espaços, potencializando seus benefícios econômicos.”
Assessoria de Comunicação Sindifisco