Em boletim de análise econômica divulgado nesta terça no portal da Secretaria de Estado da Fazenda, o economista Paulo Zoldan destaca que o primeiro quadrimestre do ano mostra sinais de recuperação, tanto na economia brasileira quanto de Santa Catarina.

No quadro nacional, ele cita queda dos juros e da inflação e o Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br, que após oito trimestres de queda fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de 1,12%, um sinal de que a recessão acabou.

Estado na dianteira
Entre os Estados brasileiros, SC é um dos que estão na dianteira dessa recuperação, observa o economista Paulo Zoldan. Entre os setores que puxam a retomada em SC está a indústria, que no primeiro trimestre cresceu 5,2% em produção, e o comércio que cresceu 10,7% em volume de vendas no primeiro trimestre.

Na agricultura, dos 13 principais produtos agrícolas do Estado, 9 deverão ter crescimento de produção este ano e as exportações avançaram 17% no quadrimestre. São números que indicam retomada de vários setores. Os que ainda não estão crescendo, pelo menos pararam de cair.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti