Mais uma vez Santa Catarina mostra números melhores do que a média do Brasil na indústria, setor em que está se destacando em relação aos resultados do país. A produção industrial do Estado, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça, cresceu 4,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado e 2,8% frente ao mês imediatamente anterior, janeiro. No acumulado de janeiro e fevereiro, avançou 4,8%. Enquanto isso, a indústria brasileira cresceu 0,1% em fevereiro frente a janeiro, caiu 0,8% na comparação com fevereiro de 2016 e cresceu somente 0,3% no acumulado dos dois primeiros meses do ano frente ao mesmo período do ano anterior.

O levantamento do IBGE apurou que em Santa Catarina houve crescimento de sete dos 12 setores avaliados. Os destaques foram para máquinas, aparelhos e materiais elétricos que cresceu 21,3% em função da ampliação da produção de refrigeradores e congeladores para uso doméstico e a metalurgia avançou 17,1% com a expansão da produção de artefatos e peças diversas de ferro fundido e tubos, canos e perfis ocos de aço com costura.

A indústria de confecção de artigos de vestuário e acessórios ampliou a produção em 12,4%, com maior fabricação de itens de malha, calças femininas, vestuário e acessórios de malha para bebês e a indústria de alimentos avançou 7,0%, principalmente em função da expansão da produção de óleo de soja refinado.  Os recuos principais da indústria catarinense ocorreram no setor de metalurgia, – 13,4% e têxtil, -8,6%.

 

Via DC – Coluna Estela Benetti