tuper producao1

Os efeitos da pandemia seguem causando ‘sobe e desce’ na economia. A produção industrial catarinense teve queda de 2% em abril frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Foi a terceira queda seguida nessa série, a exemplo do que aconteceu com a indústria nacional, de acordo com os dados da Produção Industrial Mensal (PIM) divulgados hoje pelo IBGE. Mas no acumulado deste ano – de janeiro a abril – a indústria do Estado alcançou a maior alta do país, 24,4%.

Na comparação com abril do ano passado, a produção catarinense cresceu 50,5% e em 12 meses teve variação positiva de 6,6%. Segundo o Instituto, a indústria catarinense registrou crescimento contínuo entre maio de 2020 e janeiro de 2021. É um dos cinco estados a superar a fase pré-pandemia, com crescimento de 7,2%, só atrás de Minas Gerais que avançou 10,2%.

No Brasil, a produção industrial caiu 1,3% em abril frente a março, subiu 34,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, teve alta de 10,5% no acumulado deste ano e de 1,1% nos últimos 12 meses. A variação frente ao mesmo mês do ano passado ficou elevada devido a baixa base de comparação porque, em função do isolamento social, a indústria quase não produziu em abril de 2020.

Em abril, setores industriais enfrentaram dificuldades de vendas em função da pandemia. Além disso, tiveram problemas com oferta de matérias-primas e alta de preços.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti