tupy20corona20ferias20coletivas1

Setor de alimentos é o único que cresceu em Santa Catarina no ano

A produção da indústria de Santa Catarina continua em ritmo de retomada e cresceu 10,1% em julho, em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (9), e mostram que o Estado teve o sexto melhor desempenho do país. Após meses de queda, o cenário começa a chegar perto do nível de 2019. Segundo a pesquisa, o resultado de julho foi 4,9% abaixo do mesmo mês do ano passado, enquanto em junho a diferença era de quase 20% a menos.

Os setores de confecção de roupas e acessórios e de fabricação de veículos seguem com os piores resultados, com quedas em julho de 31,8% e 48%, respectivamente. O setor metalúrgico continuou com resultado negativo (queda de 9,8%), mas melhorou a situação perto do recuo de quase 45% no mês anterior. Do outro lado, o setor de fabricação de máquinas e aparelhos elétricos, que cresceu 27,7% no mês, teve o melhor resultado em Santa Catarina.

No acumulado de 2020, os números do Estado continuam negativos, com uma queda de 13,4% na produção industrial. É o quinto maior recuo do Brasil, que está com queda média de 9,6% no ano. Somente Rio de Janeiro e Goiás voltaram a crescer até agora.

Em relação aos números totais do ano, o único setor da indústria catarinense que cresceu foi o de fabricação de alimentos, com aumento de 2,5% na produção. A maior queda acumulada no período até julho em relação à 2019 foi no setor de automóveis: -34%.

O alerta é também para o setor metalúrgico, que acumula em SC o segundo maior recuo do Brasil, com queda de 30%. O resultado até julho foi pior somente na Bahia (-37%).